Fato notável
de um menino que pelo destino chegou até nós e aqui viveu o que o próprio
destino lhe preservou.
Gosto de sempre dizer que, ao nascer iniciamos uma história única e irrepetível, e, que cada ser humano possui a sua trajetória de vida.
Assim
aconteceu com o nosso homenageado José Ronaldo. Nasceu em 19/03/1971, na cidade
de Natal-RN e trazido para Pombal, cidade acolhedora, com apenas oito meses de
vida, pela senhora Otacília Leite, sua genitora, mulher simples prestadora de
serviços domésticos. Aqui chegando, localizou-se no bairro dos Pereiros onde
passou parte de sua vida, infância e adolescência, em que faz referência de
muito orgulho, pois foi criado com amor e singeleza por sua mãe que muito lutou
para vê-lo crescer com uma boa formação.
Em criança foi divertido e alegre. Familiarizado aos colegas, sentia-se feliz no recinto em que se encontrava. Um dia despertou para ser um personagem muito forte: PALHAÇO. Conduzia a meninada ao divertimento e a alegria, contando piadas em que fez nascer o nome de Palhaço Fuleragem.
Acolheu com muito amor e prazer esta personificação. Ao crescer tomou parte ativa em movimentos estudantis e em grupo de jovens teatrais em que ressalta a junção de um grande amigo e irmão artista, Luizinho Barbosa. Ingressou em destacáveis Clubes de serviços a exemplo do Interac e Rotarac.
Jovem inteligente despertou o dom de poetar, construindo versos que lhe viessem aos sentimentos. Lembro bem que, no evento de Lançamento da minha primeira obra “Escada de Sentimentos”, em prosa e versos, realizado no colégio “Josué Bezerra”, em plena solenidade destacou-se aquele jovem ao declamar uma poesia de sua autoria dedicada a mim. A partir daquele momento o conheci e acatei como filho na poesia e como amigo, há exatamente 19 anos passados.
Lutando pela vida, Ronaldo começou a trabalhar em cidades vizinhas, Cajazeirinhas e Paulista, mostrando o seu potencial de amor e competência ao que fazia. Como palhaço e poeta conduzia o seu trabalho confiante àqueles que o contratava. Continuadamente estudava para conseguir a sua progressão cultural e alcançar seus objetivos. Em nossa cidade, Ronaldo deu seu contributo de trabalho ao CEMAR, Polivalente, Arruda Câmara e Arco-Íris. Formou-se em Letras na Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras e exerce hoje a profissão de professor de Artes e Letras.
No colégio estadual “Arruda Câmara”. Em 03 de dezembro de 2009, houve uma Primeira Mostra de Ciências, evento de destaque e o José Ronaldo, como professor da arte teatral, apresentou com cinco dos seus alunos, poesias da minha lavra. Rica e bela apresentação, provocando-me grande emoção.
Observamos em Zé Ronaldo um homem verdadeiramente progressivo, isto é, aquele
que faz por si mesmo o progresso dos seus desejos e sonhos. É um exemplo para
tantos jovens que se perdem por não saberem buscar os seus horizontes. É mesmo
admirável conhecer a história daquele menino pobre que soube dignamente lutar
pelo seu futuro.
Hoje, ele sente orgulho pelo que alcançou com seus esforços, pois de um simples “palhaço” tornou-se um dinâmico “professor”. Parabéns Ronaldo pela história bonita que você tem para contar e pela importante função que exerce hoje.
Parabéns também pelo seu aniversário natalício neste 19 de março, que Deus o cubra com muitas bênçãos para o seu futuro. Beijos no seu coração! Felicidades e muito progresso na continuação de sua vida! São os votos de quem o ama e admira muito! CESSA (Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes - Poetisa Cessa Lacerda (In memoriam)
Enviado pelo professor José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário