Por José Gonçalves do Nascimento
SINOPSE
Sob a destacada liderança de Antônio Vicente Mendes Maciel, o arraial de Canudos foi a tentativa bem sucedida de implantação de uma nova ordem social, em contraposição a todas as formas opressoras de poder.
Perdido em meio à vasta caatinga, o povoado tornar-se-ia, em pouco tempo, um dos maiores aglomerados populacionais do estado da Bahia, chamando a atenção do Brasil inteiro. Seu caráter de comunidade autônoma e autossuficiente logo despertou a ira das elites brasileiras, culminando no maior confronto armado já ocorrido em território nacional.
Era a epopeia de Canudos.
Os efeitos da guerra foram de tal modo devastadores que, por décadas sucessivas, os moradores da região recusaram-se a tratar do ocorrido. Reféns do trauma e do medo, muitos sertanejos preferiram permanecer em silêncio, tornando-se indiferentes ao seu passado de luta.
Mas, algumas iniciativas voltadas para o resgate da memória sertaneja têm procurado superar o conceito errôneo e deturpado a que fora relegada a memória de Canudos e devolver ao povo do sertão o verdadeiro significado da comunidade fundada por Antônio Conselheiro.
Autor:
José Gonçalves do Nascimento
Editora:
Lura
Assunto:
história do Brasil-Canudos
ISBN:
978-85-86261-89-3
Ano:
2016
Nº
de páginas: 144
Preço:
R$ 35,00
Atendimento
pelos Correios
Telefone:
11 977371-1058
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário