Seguidores

quarta-feira, 12 de julho de 2017

VISITANDO POMBAL E SUA ZONA RURAL HISTÓRICA

Por Verneck Abrantes de Sousa

Estive em Pombal em junho de 2014, e na oportunidade visitei o sítio Lajes de Raimundo Formiga, depois a Granja de Sales de Biró. No outro dia estivemos no Santo Antônio, de Felemon Benigno Araujo Filho, também visitamos o seu vizinho,  José Roberto De Queiroga Gomes , ambos compraram parte da terra que foi de Dr. José Ferreira de Queiroga, e depois, pertenceu a Paulo Pereira, hoje, dividida com os assentados da reforma agrária. 


O que chama atenção na terra de Beto Queiroga, é uma desativada Estação de Monta para melhoramento genético do rebanho bovino da região, construída nos anos de 1930. Junto, uma cocheira e um silo vertical em alvenaria para armazenar milho, uma caixa d’ água com capacidade para mais de 100 mil litros, tudo abandonado. O que também chama atenção são os restos do que foi à casa de Dr. Queiroga, hoje, existem apenas resquícios do piso da Casa Grande. Para cada pavimento, identificamos um desenho de mosaico, importados do Rio de Janeiro, ressaltado que a casa era única na zona rural com esse tipo de piso. 

Dr. Queiroga, médico pombalense, se formou pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro, no ano de 1910, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Pombal, morreu no exercício de prefeito, no dia 30/11/1951. Hoje, ele dá nome à Praça do entorno do Bar Centenário.

Verneck Abrantes de Sousa

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário