Clerisvaldo B. Chagas, 20 de outubro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.401
Antes da construção da escola Helena Braga, havia uma craibeira centenária no local, testemunha da estrada construída pelo coronel Delmiro Gouveia, ao passar por aquele trecho. A craibeira atual que chama atenção de longe da Avenida Castelo Branco, foi germinada já com a escola funcionando há mais de trinta anos. Descobrimos que foi plantada pelo senhor conhecido como João Boêmio, esposo de professora da própria unidade. Chegamos a planejar uma festa para homenagear seu semeador: placa na árvore com nome popular e científico, corpo discente e docente reunidos, autoridades e cantos para deflagrarmos no dia da árvore. Mas como sempre surgem os imprevistos, a citada escola voltou à pertencer ao município como era antes.
Direção e professores foram designados para outras escolas e até a biblioteca organizada com muito sacrifício e amor, teve seu acervo removido para a Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira. O projeto da homenagem se desfez, tanto para a rainha da flora quanto para quem a plantou. Seria uma surpresa para o senhor João Boêmio e que agora pedimos desculpas pela frustração. Muito rara a lembrança de quem fez o benefício após 30 anos, com a nova geração.
Não sabemos até quando viverá a nossa querida craibeira, ou morrerá de velhice ou vítima de novo machado como foi a sua antecedente centenária. Continuamos agradecendo ao senhor João Boêmio pelo presente que orna o nosso Bairro. Matamos a saudade da escola em horas contemplativas por cima dos quintais.
Craibeira florida ao fundo da imagem. (Foto: B. Chagas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário