Seguidores

terça-feira, 20 de outubro de 2020

A ÓRBITA DO CANGAÇO.

 Por João Filho de Paula Pessoa

Os Conflitos apareceram na vida de Lampião muito cedo, com ele muito jovem, ainda em menoridade experimentou as primeiras escaramuças armadas, ingressou plenamente no Cangaço em 1920, no bando do célebre Sinhô Pereira, que ao abandonar a vida cangaceira em 1922, entregou-lhe seu bando, à sua liderança, e rapidamente Lampião ascendeu ao trono do Cangaço e nele ficou até 1938.

Muitos entraram e saíram do cangaço, muitos morreram, nenhum outro homem durou tanto tempo no cangaço como Lampião, que foi um cangaceiro de corpo, alma e coração. Aderiu ao cangaço voluntariamente e fez nele seu reinado e seu império, em sete Estados Nordestinos. Viveu fantásticas e inusitadas situações, travou lutas, fugas e combates, obteve ganhos e perdas, sentiu alegrias e tristezas, percorreu inúmeros lugares, conheceu muitas pessoas, sertanejos, fazendeiros, coronéis, políticos, religiosos, oficiais de polícia, dentre outros, fez o bem e o mal, experimentou a fome, a sede e a abundância, fez amigos e inimigos, exerceu o poder de vida e morte, obteve muito dinheiro, sofreu perseguições, ganhou proteções, recebeu convites e conselhos para abandonar o cangaço e mudar de vida, mas nunca o fez, permaneceu nele a maior parte de sua vida, por quase vinte anos.

Lampião adotou o Cangaço para si e se tornou seu núcleo, a expressão maior e mais emblemática deste fenômeno, o exerceu de forma onipotente, fazendo-o orbitar em seu entorno, como líder soberano, tornou-se o âmago vital do Cangaço, seu coração e centro de comando, o desenvolveu, lhe deu estilo e características, o levou às manchetes locais, nacionais e internacionais e nele se tornou famoso e inesquecível, amado e odiado.

Lampião viveu o cangaço plenamente, o cangaço foi sua vida e sua morte, quando morreu o Cangaceiro Lampião, também morreu o Cangaço. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 18/10/2020.

Obs: Nossos Contos também são contados em vídeos no YouTube - Canal Contos do Cangaço. https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário