Seguidores

sábado, 13 de novembro de 2021

AS BODEGAS DE ANTIGAMENTE

Por José Cícero

Naquele tempo era assim: a gente comprava os produtos na bodega apontando com o dedo, do lado de fora do balcão.

Às vezes só via de perto a farinha, o arroz, o querosene e o feijão. Toda bodega possuía uma balança de peso, uns copos de enganar bebo, um friteiro redondo de botar bombom e outro fixo de guardar cocada de coco e pão. A gente pedia o que queria e era só apontar com o dedo que o bodegueiro trazia na mão. Recordo tb que nem havia a data de fabricação da mercadoria e nem por falta disso ninguém morria, nem adoecia, nem tinha tanta preocupação.

Havia uma faca cega de cortar mercado de sabão. Uma colher pra medir mantega, óleo e azeite. Umas gavetinhas bonitas de botar linha corrente e Lipasa. Língua de sogra, colchão de noiva e tijolinhos de leite. Tinta xadrez para rodapé de parede. Gilete, espoleta, tretec, cibalena, Cibazol e botão. Um maço de papel de embrulho bem ao lado dos pratos da balança finizola sobre a tábua do balcão. Um feixe de corda pendurado no armador. Uma bacia com água pra lavar os copos das bicadas. Sonrizal, Anaseptil, metiolate e anador. Na parte da cachaça: Zinzano, madeira de lei, serra grande, pitu, zinebra e um litro de raizada. Era uma prateleira só pras aguardentes. Outra para às garrafinhas de ki-suco e refrigerantes: crush, fanta, Pepsi, coca, cajuína e grapete. Pilha do mato como meizinha, e ainda pra lanterna e rádio as everady e raiovac. Espoleta, gomalac, prego ripal e gilete. Drops de hortelã, rapadura e chiclete. Banha de porco, sal em pedra, caneta Bic, borracha e lápis grafite. Tabuada escolar, cabresto pra chinelo, pirulito zorro, envelope pra carta, mariola, óleo Singer para máquina de costura e corrente de bicicleta. E a gente trazia quase tudo em papel de embrulho enrolado à mão. Bolacha magy, gezarol, criolina, sabonete febo e Gessy. Conhaque de alcatrão, cigarro manso e brabo. Cachaça do alambique, cerveja, SOS, pedra de isqueiro e quinado.

Pagavamos à vista no dinheiro ou mesmo fiado na caderneta, sempre que havia precisão. Sem ninguém precisar de conta bancária, pix ou cartão.

José Cícero

www.prosaeversojc.blogspot.com

Imagem: Net mv

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/10220291502339364?notif_id=1636807142086470&notif_t=tagged_with_story&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário