Seguidores

sábado, 13 de novembro de 2021

ONDE NASCEU SIQUEIRA DE MENEZES?

Imagem de Siqueira de Menezes

SIQUEIRA DE MENEZES, nome completo, ANTÔNIO JOSÉ DE SIQUEIRA MENEZES, nascido no dia 04 de dezembro de 1852, falecido em 06 de fevereiro de 1931, aos 79 anos, militar, engenheiro, jornalista e político brasileiro, presidente de Sergipe, de 1911 a 1914, e senador pelo Estado, de 1915 a 1923.

Notabilizou-se, o general Siqueira de Menezes, como oficial superior da armada de engenharia, na contra Antônio Conselheiro, a Guerra de Canudos (1896 - 1897). O escritor Euclides da Cunha o imortaliza em seu majestoso OS SERTÕES, definindo-o como “o olhar da expedição... impávido e atilado, era a melhor garantia de uma marcha segura. E deu-lhe um traçado que surpreendeu os próprios sertanejos”. Euclides, que terminou não gozando do apreço do general Siqueira de Meneses, por razões já muito discutidas.

“Homem de grande valor intelectual, além de militar, com larga observação e experiência da realidade social brasileira, que retirou da campanha de Canudos”, diz do Gal. Siqueira de Menezes o Jornal de Notícias (BA). Este que retorna de Canudos sendo recepcionado como herói da República na capital sergipana.

A indagação, título da postagem, é feita pelo jornalista Zozimo Lima, em crônica publicada pelo Correio de Aracaju, edição de 13.01.1959, em face do entendimento do historiador SEBRÃO SOBRINHO, contrário ao dos biógrafos do general Siqueira de Meneses, inclusive Armindo Guaraná, no seu DICIONÁRIO BIOBLIOGRÁFICO SERGIPANO, que afirmam ter sido SÃO CRISTÓVÃO a terra berço do GENERAL.

Diz Sebrão que “SIQUEIRA DE MENESES nasceu no povoado GAMELEIRA, ao tempo pertencente ao município de ITABAIANA, passando, depois, com a divisão territorial para a formação de município, ao de CAMPO DO BRITO. Seus pais lá nasceram, descendentes dos Siqueira de Pedra Mole”. E continua: “O velho sapateiro Rosendo Vieira, de Itabaiana, mais conhecido por Rosendo Lombo Puro, era primo próximo do Siqueira, e dele fora condiscípulo na escola primária de Gameleira”.

Prosseguindo assim, indignado com a adulteração dos fatos e da história, segundo o autor da crônica: – “Só por gabolice Siqueira afirmaria ser natural de São Cristóvão, em cuja freguesia debalde se procurou, até hoje, a sua certidão de batismo, a qual deverá estar, se ainda existe o livro, na freguesia de N. Sra. da Boa Hora, do Campo do Brito, criada em 1845”.

Conteste-o quem quiser e puder, conclui Zozimo.

Fonte: A mencionada crônica do jornalista Zozimo Lima e o livro SERGIPE NA GUERRA DE CANUDOS, de Oleone Coelho Fontes.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4272844409511069&set=gm.1774427732766163

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário