Por José de Paiva Rebouças
O dia 12 de junho, parece ter sido de angústia para Lampião. Já tinha tido dois confrontes inesperados e, àquela altura, lhe passava pela cabeça preocupação com a volante paraibana, comandada pelo tenente João Costa. Teve informação de que a tropa havia seguido o rumo de Mossoró.
Decidiram não invadir Gavião. Não valia a pena o confronto. Seguiram outro caminho. Invadiram as fazendas Campos e Traíras. Passaram em sítios Arção. Arção de Baixo, Grossos e Cachoeira e pararam para descansar na fazenda Apanha Peixe. Os agricultores Doca Ponciano e Lindolfo Canela foram presos como guias.
Por volta do meio dia, chegaram à fazenda Santana. Espancaram o proprietário Manoel Valentim e o vaqueiro Euclides Pedro e usaram a casa grande como coito.
Desde os ataques de Massilon a Apodi, o presidente da Intendência Municipal de Mossoró, coronel Rodolfo Fernandes, criou uma comissão destinada a angariar recursos para armas e munição. Apesar de importante, a cidade só tinha 22 praças na força pública.
Rodolfo precisava do apoio da população e do comércio, pois suas ameaças de rompimento com o governador Jose Augusto tinham diminuído o apoio da capital.
Por volta do meio-dia de 12 de junho, convocou reunião no salão da intendência com presença de diversas autoridade e lideranças. Entre os temas, a preocupação com o aparato bélico. O rifles enviados pelo governador, além de poucos, eram velhos. Alguns sequer funcionavam.
O bancário Jaime Guedes, presidente da comissão angariadora, apresentou relatório. Apurou 23 contos de réis, com os quais foram adquiridos em Fortaleza (CE) cerca de 50 armas, entre fuzis e rifles, e quase nove mil munições.
O coronel relatou sobre as últimas notícias recebidas do itinerário dos cangaceiros pelo Oeste. Soube que já estavam em Santana rumo à Mossoró.
Continuarei amanhã.
Fonte -
Revista Brava Gente do Jornal de fato.com
Página 19
Mês Junho de 2022.
Digitado e Ilustrado
por José Mendes Pereira - administrador deste blog.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário