Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

COISAS QUE O "REI" CANTOU: O CASARÃO DE PATOS DE PRINCESA, EM IRERÊ-PB ("AQUI MARCOLINO BOTOU OS OLHOS EM XANDUZINHA, FILHA DO MAJOR FLORO )


"Marcolino Diniz (o ´cabôco´ Marcolino) trocou a faculdade e os bois zebus pelo fuzil. E sua única recompensa foi Xanduzinha. Ambos se imortalizaram na canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas". Na foto, ele aparece já bem idoso e cego de um olho, seqüela de 30.


O Cariri Cangaço chega ao Casarão de Patos: "Após a Conferencia de João Antas na Capela de São Sebastião, manhã de sexta, dia 20 de março de 2015, a Caravana Cariri Cangaço se dirigiu para o famoso Casarão de Patos, a cerca de 1 km do centro do povoado, quando foram recebidos pelos descendentes do Major Floro; pai de Xanduzinha e sogro de Marcolino Diniz; representados pela senhora Maria Lucilene Rodrigues Diniz. "É importante notar que aqui no começo do século vinte tínhamos um forte parque industrial, mostrando a pujança de Patos de Irerê, que além disso ainda tinha e tem um dos melhores solos da região" complementa o pesquisador de Natal, Ivanildo Silveira.

O Casarão de Patos atualmente se encontra em adiantado estado de abandono, o patrimônio histórico representado pelo imóvel corre sérios riscos, inclusive, de não suportar o quadro de chuvas que se avizinha. "Aqui Marcolino botou os olhos em Xanduzinha, filha do Major Floro e deu a ela 15 dias para ela acabar seu noivado com um primo médico de Recife; com dois dias Xanduzinha havia enviado uma carta ao noivo, acabando tudo; daí em pouco meses estavam casados. Foi uma semana de festa neste terreiro aqui do Casarão", revela João Antas.

Trecho extraído de: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/03/o-cariri-cangaco-chega-ao-casarao-de.html


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário