Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO


LANÇAMENTO do livro nesta sexta-feira (4), às 17h, no Instituto Histórico Geográfico do Distrito Federal (IHGDF).

“O Sertão Anárquico de Lampião” é uma pesquisa histórica que retrata o Nordeste no início do século XX e seus personagens míticos. A obra publicada pelo professor de Português e Literatura, Luiz Serra, costura acontecimentos importantes do início do século XX no Nordeste – Cangaço, Canudos, Padre Cícero, Coluna Prestes, coronelismo e Estado Novo – em uma só história.

Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serra atuou também como revisor na Câmara dos Deputados e em obras relevantes na área técnica e administrativa, dentre elas: o projeto "Governança em Ação, de Caio Marini, e no livro didático "Provas Discursivas: Estratégias", de João Dino.

Sobre o livro

Nesta obra, o escritor apresenta sua visão pessoal sobre o sertão de Lampião, "anárquico", considerando as crônicas e os mitos épicos construídos ao longo do tempo. A narrativa fundamentada em estudos culturais tem informações inéditas e uma possível teoria sobre a misteriosa morte do Rei do Cangaço e seu bando.

A mistura de literatura e história em “O Sertão Anárquico de Lampião” inspira o leitor a pensar os acontecimentos históricos dentro de uma perspectiva social, filosófica, política e não apenas factual. Mais do que buscar a compreensão de um fenômeno social, o livro retrata a alma do brasileiro e seus conceitos de violência.

O cangaço não morreu com Lampião, como diz Maurício Melo Júnior no texto de orelha do livro, " é um erro pensar que o cangaço morreu com Lampião em 28 de julho de 1938. A partir de então ele se urbaniza e até o final do século XX, com os pistoleiros de aluguel, aterrorizava o Nordeste. Atualmente está travestido de milícias nos morros do Rio de Janeiro e outros tantos recantos do país".

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira: 
franpelima@bol.com.br
Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína, pelo e-mail: 
Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário