Seguidores

terça-feira, 26 de setembro de 2017

FESTA DO ROSÁRIO DE POMBAL / DÉCADA DE 1970 MONGA: A MULHER QUE VIRA MACACA” E A PRESEPADA DE JOÃO BEIRADEIRO, (JOÃO SEM MEDO).

Por: Jerdivan Nóbrega Araujo

Festa do Rosário de Pombal / década de 1970

Monga: a mulher que vira Macaca” e a presepada de João Beiradeiro, (João Sem Medo)


“A moça que vira Macaca”, “Monga: a mulher que vira Macaca ou King Kong”, eram as denominações para a atração que por muito tempo assombrou nossas noites de sono, e que hoje, com tanto terror no mundo, não mais assusta nem criança.

Antes de abrir os portões o locutor fazia o clima:

-Se você tem problemas de coração… não entre: se entrar não nos responsabilizaremos pela sua segurança.

-Se você mora só… não entre: se entrar vá dormir na casa dos seus pais.

-Se por acaso as grades se romperem permaneçam em seus lugares.

Uma vez adentrando o galpão de zinco o locutor ainda tinha uma última informação:

– O tratador de Monga informar que a história que Monga se soltou e matou um espectador na última cidade é mentira, mas, recomendamos não se aproximar das grades para que isso “não se repita nessa cidade”.

Iniciado o espetáculo as luzes se apagavam, e na escuridão era um calma Monga, calma Monga calma Monga, granidos e a gritaria além, de batidos nas paredes de zinco.

Numa dessas apresentações um rapaz entrou em desespero, gritando que queria sair, nada de abrirem as portas: o pânico foi geral. Quase que quebram tudo por dentro da barraca de Monga.

Por fim, abriram a única porta de saída, encerrando o espetáculo. O terror foi tanto que metade dos espectadores saiu dali, no mínimo mijado de tanto medo.

No dia seguinte descobriram que o rapaz que tinha provocado o terror no Barracão de Monga fora o João Beiradeiro, (João Sem Medo), e que a presepada, era apenas mais uma das muitas que ele aprontava na Festa do Rosário ou nas ruas de Pombal.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário