Seguidores

domingo, 11 de abril de 2021

A GAROTA ZEFINHA | CONTOS INÉDITOS DO CANGAÇO | CFVB #005

 Por Josevaldo Matos - Contos e Fatos

https://www.youtube.com/watch?v=xIEvdFeA8a8&ab_channel=JosevaldoMatos-ContoseFatos

“O nordestino é, antes de tudo, um forte!”... Já dizia o jornalista Euclides da Cunha, no seu clássico “Os Sertões”. O sertão do nordeste brasileiro passou por um dos seus piores capítulos da história. Além da sêca que os assolava nas décadas de 20 e de 30, vivia também um dos seus piores momentos: A presença do Cangaço lampiônico.

Na história de hoje, vocês ouvirão (de novo) uma testemunha ocular da saga mais atraente da história nordestina, o Cangaço.

A senhora Josefa Francisca de Carvalho Filho, (Dona Zefinha de Vaqueiro), no auge dos seus quase 95 anos nos conta histórias inéditas da sua infância e adolescência na época do Cangaço, (década de 1930), na região de Jeremoabo e Sítio do Quinto, BA, onde cangaceiros passavam e buscavam coitos, como por exemplo nas Fazendas Caritá, Tinguí, Araticum, Marotos, Umbuzeiro e demais localidades pertencentes hoje ao município de Sítio do Quinto, (próximo a Jeremoabo), onde ela nasceu e vive até o dia de hoje.

Dona Zefinha cresceu ao lado do seu pai e irmãos testemunhando a passagem de cangaceiros no seu cotidiano. Era comum a garotinha Zefinha brincar com Lampião e Maria, os quais a pegavam no colo e brincavam. Melhor do que eu narrar aqui as suas histórias é vermos e ouvirmos a própria nos contar.

Já peço, de antemão, que nos ajude no sentido de “curtir esse vídeo” e principalmente se INSCREVER aqui no nosso canal. (Lembre-se de ativar o sino das notificações, com isso vocês serão informados quando postarmos novos vídeos).

Um forte abraço do amigo Josevaldo Matos.

(Vamos viralizar esse vídeo?)

 https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário