O Mossoroense - Publicado em
05 de Abril de 2015 por Redação
Seledon
Hemetério e Petronila de Moura, pais de Francisco Seledon
Sempre à
frente do seu tempo, o patuense Francisco Seledon de Moura se destacou na área
do comércio e política da região Oeste. Se vivo fosse, neste ano completaria 90
anos de idade. Agora em 2015 fará 40 anos de sua morte, mas seu exemplo de
trabalho e solidariedade ao próximo permanece vivo em seus familiares e
conhecidos.
Natural de Patu, Francisco Seledon de Moura nasceu no dia 25 de março de 1925, filho de SeledonHemetério de Moura e Maria Petronila de Moura. Em 1949, casou-se com Rita Silvana de Moura e construíram uma família numerosa com 14 filhos, 23 netos e 18 bisnetos.
Começou a trabalhar aos seis anos, ajudando o seu pai que era agropecuarista daquela região serrana. A familiaridade com os números fez com que ele deixasse a lida com o pai e iniciasse no ramo do comércio. Em 1952, saiu de Patu em direção a Juazeiro do Norte (CE), onde foi comprar ouro para revenda na sua região de origem.
Nas atividades comerciais acumulou os ramos de joalheria e ótica (com pontos comerciais em Almino Afonso, Umarizal, Patu, Olho D'água do Borges e em Mossoró); um bar em Patu e outro em Mossoró. Além disso, na fase áurea dos crediários, influenciou o comércio de parte do litoral setentrional do Rio Grande do Norte e algumas cidades do Ceará.Com o crescimento do comércio,conseguiu adquirir seu primeiro automóvel, um Jeep Willys, 1951.
Com seu carisma, conquistou grandes amizades, como com o empresário Porcino Fernandes da Costa, Vingt Rosado e Dix-huit Rosado, Milton Marques de Medeiros, Canindé Queiroz, entre outros.
Teve forte atuação na área política. Juntamente com um grupo de sua família conseguiu grandes benefícios para sua cidade e região.Com o surgimento da colonização das vilas rurais, hoje Serra do Mel, iniciou um comércio na região e paralelamente conduzia colonos de Mossoro à Serra do Mel gratuitamente.
Era 9 de dezembro de 1975, a caminho do sítio São Jorge, onde iria comemorar o aniversário de sua esposa, ele vinha no seu fusca e chocou-se na traseira de um caminhão velho carregado de lenha que estava parado na pista, e morreu no local. Francisco Seledon de Moura deixou o exemplo de um homem de bom coração e que valoriza às pequenas coisas da vida.
Fonte principal: O
Mossoroense
http://blogdodrlima.blogspot.com.br/
Dr. Lima - Um Potyguar em Terras Alencarinas Engenheiro
Agrônomo/Radialista/Professor
Cruz/CE
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário