Seguidores

domingo, 9 de outubro de 2016

O SEQUESTRO DE DONA MARIA JOSÉ LOPES

Por Noádia Costa

"O sertanejo é antes de tudo um forte" 
(Euclides da Cunha).

Foi com esta linda frase que define bem o perfil do povo nordestino que decidi iniciar essa postagem, pois dona Maria José foi uma nordestina forte e de fibra. Na ousada empreitada rumo a Mossoró Rio Grande do Norte Lampião fez várias invasões a sítios e fazendas e alguns reféns. Dona Maria José terminou se tornando refém do rei do Cangaço. 



Maria José Lopes era esposa de José Lopes de Oliveira, proprietário da Fazenda Aroeira localizada no município de Luís Gomes , Rio Grande do Norte. Enquanto supervisionava as obras de um açude seu José é surpreendido pelos cangaceiros e levado a conversar com Lampião. Como seu José era muito idoso, Lampião decide por levar como refém a esposa dona Maria José que tinha 63 anos de idade. Fixou um valor de 40 contos de réis que não foi pago por seu esposo que era bastante avarento. Assim começou o sofrimento dessa idosa nas mãos dos cangaceiros. 



Antes de irem embora os cangaceiros promoveram uma verdadeira baderna na residência do casal de idosos. Quebraram móveis, objetos, comeram rapaduras, queijos, tomaram cachaça e ainda comeram a comida dos trabalhadores do açude. Deixando um verdadeiro rastro de destruição. Além de presenciar a destruição de sua residência dona Maria José foi levada como refém na garupa de um cavalo. A senhora passou 16 dias nas mãos dos cangaceiros. Seu sequestro ocorreu no dia 10 de Junho de 1927. Durante o período que esteve com os cangaceiros passou por diversos perrengues e situações de perigo. 



No dia do ataque à cidade de Mossoró os reféns estavam escondidos no saco, subúrbio da cidade vigiados por alguns facínoras. Após o ataque frustrado à Mossoró os bandoleiros se retiram rumo ao Ceará. Nesse percurso, dona Maria José participa da famosa foto do bando em Limoeiro do Norte. Passa diversas privações como ficar em esconderijos sem água, sem comida, além de perseguições e combates com as volantes. 

Lampião percebe que estava muito complicado continuar mantendo os reféns. Compreendeu que já estavam longe da residência dos mesmos o que tornava difícil receber o dinheiro do resgate. Decide então deixar os reféns irem embora. 


O cangaceiro Massilon Leite

O terrível cangaceiro Massilon queria a morte dos reféns. Mais depois de 16 dias juntos os cangaceiros Ezequiel e Virgínio já haviam criado afeição por dona Maria José. 


Por trás de Lampião está o Ezequiel seu irmão, e à direita sentado está seu ex-cunhado Virgínio Fortunato da Silva

Dona Maria José e seu Gurgel se despediram de Lampião e foram libertados. Sendo levados por Sabino Gomes e outros 4 cangaceiros num trecho da Fazenda Felicidade. Apesar de cruéis os cangaceiros tiveram um ato de bondade. Sabino deu um pedaço de queijo e dinheiro para a viagem. E orientou sobre a existência de uma casa onde os moradores lhe ensinariam o caminho. 



Assim terminou a saga de dona Maria José que mesmo em idade avançada precisou ser muito forte para suportar toda essa situação de adversidade. Só confirmando a força do povo nordestino. Sempre lutando e sobrevivendo mesmo em meio a dor e o sofrimento. Provando que na vida nunca podemos desistir , temos que lutar diariamente. Assim dona Maria José retornou para sua família.

Noádia Costa

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/permalink/1660756477570190/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário