Seguidores

domingo, 9 de outubro de 2016

NOTA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE PROVIDENCIEM O EXTERMÍNIO DESTE FOGO

Por Romero Sá

Como, infelizmente, tem acontecido em todos os anos no período seco em alguma região do nosso município, uma queimada está devastando há quatro dias uma serra próxima à sede do município, Serra da Santa Catarina em São José da Lagoa Tapada - PB.

O fogo começou a ser visto a partir da sede do município no último Final de semana e continuava queimando até o momento do encerramento desta postagem, sendo que hoje o incêndio atingiu o seu estado mais crítico. Não se sabe informar como o incêndio começou ou se foi provocado por alguém.


Peço as autoridades competentes, Secretárias de Meio Ambiente dos municípios de São José e Nazarezinho, CORPO de BOMBEIROS, SUDEMA e IBAMA, a Serra pede Socorro.

Trabalhei dois anos com a pesquisa do meu mestrado "Um diagnóstico arbóreo da serra da Santa Catarina São José da Lagoa Tapada -PB/BRASIL" com a proposta de uma criação de uma Unidade de Conservação Permanente - UC, portanto faço um apelo as autoridades. Sabemos que com a baixíssima umidade do ar e as altas temperaturas, comuns nessa época do ano, o fogo se espalha rapidamente, toma enormes proporções e causa danos irreversíveis ao meio ambiente.


A verdade é que, se a vida no sertão já é difícil e se a cada anos "morrem" mais nascentes mesmo sem queimadas, imagina com o fogo destruindo tudo. Lamentável.

Romero Sá. Geógrafo e Advogado. Natural do município sertanejo de São José da Lagoa Tapada/PB.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário