Seguidores

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A GEO APONTA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 3 de novembro de 2016 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.585

“Vai moreninha
Cabelo de retrós
Entra lá pra dentro
Vai fazer café pra nós”.

Pois, entre um cafezinho e outro vamos aperfeiçoando a Geografia de Alagoas fora da pesquisa de campo. Homem e Natureza à disposição, Sol causticante e olhar arguto, vai saindo a coleção dos nossos dias. 

LAGOA PÉ LEVE. Foto: (Arapiracanews).

Vamos percebendo o esforço do agricultor no plantio sem agrotóxico, exigência da sociedade moderna. O incentivo do governo para o plantio e para a implantação das feiras que asseguram às vendas; o anúncio ao povo dos dias e locais onde se podem comprar os produtos rurais sem medo de veneno. Enfim, a força governamental para resolver alguns problemas relativos a esse segmento esteio do consumo.

Por outro lado, vem à tristeza nas investigações das lagoas de terras interiores. Não estamos nos referindo às lagunas costeiras e nem as do São Francisco. Com as diferentes formas de agir é o próprio homem que vai matando a galinha dos ovos de ouro. Os gritos de agonia são mais fortes quando as lagunas possuem mais representatividade como a Mundaú e a Manguaba. Mais fracos quando se trata das lagunas do Velho Chico. Sussurros quando se apontam as lagoas interiores, aquelas formadas nas depressões do Agreste porque as do Sertão somente carregam o nome.

Algumas lagoas de terras interiores ainda resistem como a Gado Bravo, Porcos, Canto, Funil, Salgada, Pé Leve e mais outras reveladas em trabalho específico. Aquelas que estão próximas às cidades e povoados e mesmo já fazendo parte do núcleo urbano, são as que mais agonizam com desmatamento, assoreamento, esgotos diretos, lixo doméstico e o abandono.

Muitas coisas têm sido feitas, é verdade, por esse tão belo estado de natureza pródiga. Mas é verdade também que muito mais se falta fazer. As ações tardias deixam a desejar.

E lá vai o bicho de dois pés correndo com duas bolas de chumbo nas pernas e uma chave inglesa na mão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário