Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2016

A MORTE DE SERRA BRANCA, ELEONORA E AMEAÇA.

Por Geziel Moura

O acontecimento de Angico sempre foi polêmico, e nunca deixará de ser, até desqualificar o chefe da volante, que deu cabo a Lampião, virou enunciado, por alguns textos a que tive acesso, sendo que um desses enunciados, é que o coronel João Bezerra não merecia sair vitorioso nesta empreitada, pois não tinha currículo para isto, ou seja, era um "novato".

Deixando de lado, qualquer intuito de polemizar, sentimentos românticos e tentando ser o menos piegas possível, e ainda, utilizando os óculos da história, é possível flagrar, que no quesito "experiência", Bezerra não era nenhum infante.


Assim, Irei destacar três combates, antes de Angico, e resumir um, em que a volante de Bezerra, ou de seus comandados, estavam presentes: Em setembro de 1936, na Fazenda Picos, região de Pão de Açúcar (AL), com a prisão de Inacinha, companheira do cangaceiro Gato, e que ensejou, no dia seguinte, a Invasão de Piranhas (AL) pelo grupo de Corisco, Gato, Virgínio e Português, e culminou com a morte de Gato; Fevereiro de 1938 na Fazenda Retiro, Água Branca (AL), resultado, a morte de dois cangaceiros, Ricardo "Pontaria" e Catingueira.


O terceiro combate, de meu destaque, ocorreu também em Fevereiro de 1938, com o grupo de cangaceiros, chefiado por Serra Branca, segundo, a história, ocorreu assim: A volante de João Bezerra, neste momento, comandada pelo sargento Juvêncio, estava estacionada perto de espécie de cacimba, na região de Inhapi (AL), e desequipados, sem bornais, armas, cartucheiras etc.

Ao amanhecer, o volante Antônio Jacó (o mesmo que matou Luiz Pedro, em Angico) percebeu movimento de cachorro, na cacimba, pois a coleira do animal chamava atenção, por sua beleza, desconfiou que era de cangaceiros, e estava certo, era do grupo chefiado por Serra Branca que se aproximava do lugar, juntamente com sua companheira Eleonora e o cangaceiro Ameaça.

Ato continuo, os volantes se equiparam, como puderam e abriram fogo, Antônio Jacó quase sem roupa, correu atrás de Serra Branca, que era acompanhado por Eleonora, o primeiro que tombou foi o chefe, abatido pelo volante, Zé Baixinho que acompanhava, Antônio Jacó na correria, matou Eleonora, que já estava rendida. Ao voltar, à cacimba com as cabeças dos dois cangaceiros, a dupla de soldados encontraram, o resto da tropa, inclusive João Bezerra, e o soldado Cornélio com a cabeça decepada, de Ameaça, que havia matado, pouco antes.

A volante seguiu com as cabeças para o centro de operação contra o banditismo em Alagoas, isto é, Santana do Ipanema. Provável, lugar das fotos.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100011331848533&fref=ts

http://blogdomendeseendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário