Seguidores

quinta-feira, 27 de julho de 2017

CORISCO E SÍLVIO

Por Geziel Moura

A história de Sílvio Bulhões, o filho mais velho de Corisco,se confunde a de seu pai na história do cangaço, considero nele e dele um dos movimentos mais importante do Pós Cangaço.


Sílvio está longe de ser defensor apaixonado de cangaceiros, tem a plena ciência dos atos de Corisco, e não se orgulha disto, entretanto, sua visão não está no chefe cangaceiro, ele ocupou/ocupa a posição de filho legitimo de Cristino Gomes da Silva, o homem.



Assim, esta posição que ora refiro-me, proporcionou um caso de amor entre pai e filho, pouco usual, até mesmo naqueles que conviveram de forma presencial com os seus.


Sílvio foi encaminhado por, Corisco e Dadá, com pouco dias de nascido (1935) ao pároco de Santana de Ipanema, padre José Bulhões, com diversas recomendações por meio de cartas, e por encontrar na figura do padre e de sua irmã Liquinha (mãe adotiva), o acolhimento necessário e o amor sem medida, foi bem criado e se tornou um homem de bem e escolarizado.


Atualmente, aposentado como economista, relembrou algumas vezes comigo, os velhos tempos, em que combateu de forma tenaz, para que a cabeça e o braço mumificados de Corisco, que encontrava-se expostos no antigo Museu Nina Rodrigues, em Salvador (BA), desde 1940, fosse devidamente enterrada em local propicio, isto é no cemitério.

Lado direito Padre Bulhões

O certo é que conseguiu, sendo seu desejo realizado em 1969, ano da transferência dos restos mortais de seu pai do museu para o cemitério Quinta dos Lázaros, também em Salvador.


Sílvio Bulhões é um homem incrível no seu pensar, ele me disse assim: "Papai apenas mudou de local, a exposição ainda estava acontecendo" mesmo que não diretamente, o filho de Corisco não estava totalmente satisfeito.

Sílvio Bulhões

A plenitude de sua missão teve seu epílogo em dezembro de 2012, quando ele dirigiu-se a Salvador e mandou exumar e cremar os restos mortais de Corisco, sendo que no dia 26 de maio de 2013 (dia e mês da morte de seu pai), ele lançou as cinzas deste, em mar aberto de Maceió (AL) onde vive, agora sim meu pai está livre de curiosos, falou aliviado um excelente filho.


Faço um pequeno adendo nesta postagem, para que tenhamos cautela quando manifestarmos, nossas opiniões, sobre os atores do cangaço (Cangaceiros, Volantes e Coiteiros), pois estamos lidando com acontecimento recente de nossa história, em que tais atores, produziram filhos, netos, bisnetos e merecem todo nosso respeito, e estão mais próximos que imaginemos, se houveram erros já foram pagos, não precisamos sermos deselegantes e maldosos com seus descendentes.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?multi_permalinks=1806976979614805&notif_t=like&notif_id=1501078564278669

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário