Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O cangaceiro Volta Seca

Por Ana Calazans

Construído a partir de fatos verídicos, o texto Volta Seca – O sentinela do cangaço é baseado na vida de Antonio dos Santos, considerado o lugar tenente mais importante de Lampião.  Recrutado ainda criança por Corisco, o cangaceiro foi testemunha ocular do primeiro encontro de Virgulino Ferreira e Maria Bonita, do nascimento das crianças do cangaço e de batalhas históricas no sertão baiano, ricamente descrito no enredo da peça.

Dois encontros, duas encruzilhadas, marcaram a vida do personagem e pontuam a encenação: o avistamento com Lampião aos 11 anos e a visão, já rapaz no presídio da Coreia em Salvador, de uma jovem freira que, como ele, amava a música: Irmã Dulce. Com o Rei do Cangaço pegou em armas; com a Mãe dos Pobres jurou que nunca mais as empunharia.

Dados biográficos de Antonio dos Santos – Volta Seca

Misterioso, complexo e desconcertante, Antonio dos Santos, o Volta Seca, é uma das personalidades mais ricas do ciclo do cangaço. Considerado o lugar tenente de “mais destacada fama” de Lampião, mais importante ainda do que Corisco na opinião de historiadores como Ranulfo Prata, matou pela primeira vez aos 10 anos, entrou para o cangaço aos 11 – recrutado pelo Diabo Louro, compôs pérolas do cancioneiro popular como “Mulher rendeira” e teve a compaixão de  Irmã Dulce.
  
Relativamente pouco conhecido, o cangaceiro-menino nasceu em  13 de março de 1918 na localidade de Saco Torto, no então município de Itabaiana e atual município de Malhador (SE). Embora haja discordância entre alguns historiadores e relatos, Antonio deve ter entrado para o bando de Lampião por volta de 1928 e lá permaneceu por quatro anos, destacando-se pela coragem, valentia, e implacável postura de sentinela. Em entrevista ao jornalista Joel Silveira ele diz que logo que chegou ao bando apanhava quase que diariamente mas “depois endureci o cangote e o primeiro que me apareceu com ares de pai, recebi com a mão no rifle.”

http://espetaculovoltaseca.blogspot.com.br/p/artigos.html

http://blogdomendesemendes.blogsot.com

Um comentário:

  1. Anônimo13:58:00

    É verdade amigo Mendes, a história do ex-cangaceiro Volta Seca, ela é expressiva. Ingressou no cangaço antes da adolescência e era cheio de coragem no enfrentamento das batalhas, como ocorreu em Queimadas nas mortes dos soldados. Contudo, o Volta Seca após deixar a prisão, foi um homem de fibra e constituiu família e morreu de morte natural.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir