Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Paripiranga na História-Parte 2 - Eco do combate da "Fazenda Cajazeira"

Por Rubens Antonio

Um combate pouco conhecido e comentado, em termos de estudos do Cangaço, foi o Fogo da Fazenda Cajazeira, no Município de Cipó.
     Aqui, a demanda de um dos soldados sobreviventes, de vinculação dos seus ferimentos àquele combate, em um documento que repousa, atualmente, no Arquivo Público da Bahia.


P.M.E.B

Quartel em Paripiranga, 11 de Março de 1940.
Do soldado ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA

Ao sr. Cel. Comandante da PM

ASSUNTO: – requer I.S.O.

ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA, soldado do 4º B.C., adido ao D–NE., tendo sido acidentado no combate contra o grupo de “Lampeão”, havido na Fazenda Cajazeira, Município de Cipó, Estado da Bahia, no dia 11 de Agosto de 1932, quando fazia parte da “Coluna Tenente Ladislau”, que operava no Nordéste do Estado, vem, mui respeitosamente, a bem dos seus interesses, solicitar–vos um Inquerito Sanitario de Origem.
Termos em que espera e PEDE DEFERIMENTO.

Fonte: SILVA FILHO, Rubens Antonio da. “Eco do
combate da "Fazenda Maranduba”, in: “Cangaço na Bahia” site: cangaconabahia.blogspot.comacessado em 10-07-2012, às 20:14 h

 http://cangaconabahia.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo11:01:00

    Caro Pesquisador Rubens Antonio, eu não tinha conhecimento do referido combate nas terras de Cipó da nossa Bahia. Quanto ao ilustre Tenente Ladislau (Cel. Santinho), tive o prazer de conhecê-lo dois anos antes da sua morte, já como coronel em Mata de São João, onde em 1983 eu chefiava a antiga Coletoria da Secretaria da Fazenda naquela região. Por sinal, o Coronel Ladislau (apelido SANTINHO) era um excelente político nas Terras de Mata de São João.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir