Por Guilherme Machado
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia,
mais conhecido como Delmiro Gouveia (Ipu, Ceará, 5 de junho de 1863 — Pedra,
Alagoas, 10 de outubro de 1917), um industrial brasileiro, foi um dos pioneiros
da industrialização do país, e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico,
tendo construído a segunda usina hidroelétrica do Brasil, sendo a primeira a
Usina de Marmelos construída por Pacifico Mascarenhas, inaugurada em
11/12/1898, conforme o historiador Abílio Barreto (Alysson Mascarenhas.
Nasceu na Fazenda Boa Vista, no município cearense de Ipu, sendo filho natural do cearense Delmiro Porfírio de Farias e da pernambucana Leonila Flora da Cruz Gouveia. Sua família transferiu-se em 1868 para o estado de Pernambuco, onde se estabeleceu na cidade de Goiana, mudando-se para o Recife em 1872.
Com a morte de sua mãe teve que começar a trabalhar aos 15 anos de idade, em 1878, inicialmente como cobrador da Brazilian Street Railways Company no trem urbano, denominado maxambomba. Posteriormente chegou a Chefe da Estação de Caxangá, no Recife. Foi despachante em armazém de algodão.
Em 1883 foi ao interior de Pernambuco, interessado no comércio de peles de cabras e de ovelhas, que passou a negociar, tendo obtido grande sucesso. Em 1886 estabeleceu-se no ramo de couros e passou a trabalhar, por comissão, para o imigrante sueco Herman Theodor Lundgren (Casas Pernambucanas) e para outras empresas especializadas nesse comércio, como a Levy & Cia. Trabalhava também por conta própria. Em 1896 fundou a empresa Delmiro Gouveia & Cia e passou a alijar seus concorrentes do mercado, empregando os melhores funcionários das empresas concorrentes.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário