Seguidores

quarta-feira, 28 de junho de 2017

INVASÃO E RESISTÊNCIA - OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ –"RETORNO AO SACO E A FUGA DOS CANGACEIROS"- PARTE VIII

Por José de Paiva Rebouças

Por volta das seis e meia da noite, o vando voltava para o acampamento pelo meio do mato. Semblante de derrota. Tiveram de derrubar uma cerca de varas para seguir caminho.

José Leite de Santana o Jararaca - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Em silêncio, demonstravam a frustração. Perderam dois homens valiosos. Colchete e Jararaca, e de igual forma, carregavam outros feridos. 

Há quem diga que o cangaceiro Virgínio era Potiguar da cidade de Alexandria, mais ainda não foi comprovado - https://www.pinterest.se/pin/184788390939970324/

Virgínio, cunhado de Lampião tinha sido atingido na coxa esquerda por uma bala. Outro homem apresentava ferimento grave na altura do abdômen. Gemia em desatino. Uma toalha foi usada para estancar o sangramento estava ensopada. Lampião decidiu parar para acudir o comparsa. No casebre de Maria Liberata pediu água e sal para lavar o ferimento.

Massilon - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"A chegada ao Saco foi melancólica. O olhar faiscante do rei vesgo refletia ódio e decepção pelo fracasso. Ralhava ferozmente contra Massilon - no seu entender, o único responsável pela desastrada empresa. Esmurrava cavalos. Gritava para a cabroeira", conta Sérgio Dantas. 

Da esquerda para a direita: Aderbal Nogueira, Múcio Procópio, Sérgio Dantas, Ivanildo Silveira e Manoel Severo. - http://cariricamgaco.blogspot.com

A escuridão da noite não impediu a retirada do bando. Uma lua esmaecimento era a única sombra de luz. Tomaram o rumo da Fazenda Jucuri e cortaram o fio do telégrafo. Pararam na casinhola de Antônio Gomes de Araújo o e o levaram, junto com seu filho, como guias.

Coronel Antônio Gurgel do Amaral - https://tokdehistoria.com.br/tag/coronel-gurgel/

Um pouco à frente Formiga que ainda os guiava, demonstrou sinais de cansaço. Solicitou liberdade a Lampião. Ele concedeu, mas pediu que fosse falar com Antônio Gurgel O coronel aproveitou a oportunidade e enviou outro bilhete, agora ao irmão Tibúrcio Gurgel, conhecido como Tiburcinho. 

Eta visível o cangaço também nos cangaceiros, mas eles disfarçavam e contavam vantagem na frente dos reféns. Pararam para descansar em lugar ermo e de madrugada acordaram de sobressalto com tiros vindos de Mossoró. 

Sabino Gomes - http://cajazeirasdeamor.blogspot.com.br/2013/02/o-ataque-de-sabino-gomes-francisco.html

"Olhem, estão atirando pensando que é em nós, mas é na força paraibana", sugeriu Sabino.

Continuaremos amanhã com o título:
"O DIA SEGUINTE E A PRISÃO DE JARARACA"

Fonte: Jornal De Fato
Revista: Contexto Especial
Nº: 8
Páginas: 36.
Ano: 6
Cidade: Mossoró-RN
Editor: José de Paiva Rebouças
E-mail: josedepaivareboucas@gmail.com
Ilustrado por: José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário