Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Uma excelente palestra sobre o cangaço

Por: José Mendes Pereira

Terça-feira, desta semana, pela manhã fui convidado através de telefone pelo fundador da SBEC - Socidedade Brasileira de Estudos do Cangaço,


o Dr. Paulo Medeiros Gastão  para eu conhecer o cineasta e pesquisador do cangaço,


Aderbal Nogueira, que se encontrava hospedado no Hotel Thermas de Mossoró. Às 3;30 hs eu já me encontrava lá, e fui muito bem recebido pelo o Aderbal que se encontrava em seu apartamento, mas assim que a recepcionista comunicou-lhe a minha presença, de imediato ele desceu e veio me receber;  um homem simples, que muita embora foi a primeira vez que eu o vi pessoalmente, mas a sua palestra era como se me conhecesse de longos tempos. Em nenhum momento mostrou-se ser um homem da alta sociedade.

Ao lado das piscinas permanecemos conversando sobre o cangaço, e meia hora depois o Dr. Paulo Gastão chegou, e como disse o Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e eu, havíamos andado juntos, lá pelas terras da família Duarte, e cada Duarte apresentado no nosso bate papo, tanto eu como ele, conhecíamos ou havíamos conhecido. 

A família Duarte foi relatada na palestra porque Manoel Duarte Ferreira da Silva


foi o homem que baleou  o cangaceiro Jararaca.


e que durante muitos anos, o meu pai Pedro Nél Pereira, já falecido,


foi seu morador em uma das suas propriedades. Por essa razão eu conheci e conheço quase toda família Duarte. Já o Dr. Paulo Gastão também teve e tem contato direto com a mesma, pois um dos seus   irmãos faz parte da família. Mas tanto eu, como o Dr. Paulo Gastão não nos conhecíamos antes, pois a nossa amizade surgiu em Maio de 2011.

A palestra continuou e mais ou menos 6;00 hs, lá chegou o atual presidente da SBEC, o professor e pesquisador do cangaço,


Lemuel Rodrigues, que também falou sobre o cangaço e a SBEC. Lá foram feito fotos pela esposa do Aderbal, as quais eu estou aguardando que posteriormente serão enviadas pelo cineasta para serem postadas nestas páginas.

Portanto amigo leitor, se você ainda não se decidiu ser um cangaceirólogo, decida logo. Cangaço não é bicho de sete cabeças. Cangaço é Cultura. Estudar o cangaço é fantástico. Venha! Junte-se a nós, amigo!

Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário