Por: José Mendes Pereira
Recebi hoje, às 9;00 horas da manhã, em minha residência o poeta, escritor e pesquisador do cangaço, o nobre agrônomo
Kidelmir Dantas. Durante o tempo que permaneceu em minha casa, organizou uma série de fotos de cangaceiros, umas eu ainda não as conhecia.
O poeta Kidelmir Dantas passou a residir bem próximo da minha humilde casinhola, e que durante a sua permanência, ainda falou com o pesquisador e colecionador do cangaço,
Doutor Ivanildo Alves da Silveira, e tive a oportunidade de conversar um pouco com ele através de telefone.
Para mim, a sua visita surpresa muito me serviu, fui informado de mais assuntos sobre cangaço e cangaceiros.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
Antonio Kidelmir Dantas de Oliveira nasceu no Estado da Paraíba, no dia 06 de setembro de 1958. Agrônomo e pesquisador de Nova Poesia-PB.
Filho do agricultor Manoel Batista de Oliveira e da professora Angélica Dantas de Oliveira (faleceu recentemente). Kidelmir é pai de Joaquim Adelino e João Daniel.
Fez o curso primário em Nova Floresta no Estado da Paraíba, continuando os estudos no Ginásio Agrícola de Currais Novos-RN, e no Colégio Agrícola de Jundiaí em Macaíba-RN.
Concluiu o curso de Agronomia na UFPB/CFT/Campus III – Areia (PB). Funcionário da
PETROBRAS, desde abril de 1987, trabalhando em Mossoró-RN, onde reside.
Publicou, além de artigos na imprensa nordestina:
LIVROS – Filamônica José Batista Dantas – 30 Anos de Glória (1995), Mossoró e o Cangaço (1997); Os Três Pilares da Música Popular Nordestina (1998); Participação na VIII Antologia Literária Internacional. Editora Del” Secchi . Vassouras – RJ. 1999; Remendos. (2001).
CORDÉIS: Cangaceiro Atrapaiado – 1995; As vaquinhas do Doutor – 1997; A Festança da vitória da família Feliz – 2002; Luiz Gonzaga e a Paraíba – 2005; ABC de Zé Dantas – 2005.
PLAQUETES: o Cangaço na Literatura de Cordel – 1997; Síntese Cronológica do Cangaço – 1997; CAFÉ FILHO – Um Potiguar na Presidência da República – 1999; Ao Mestre - RAIBRITO - com Carinho – 2000; Mário Souto Maior – De como um Cabra da Peste entra nos 80 Anos Montado no Folclore Brasileiro – 2000, ( Em parceria com Celso da Silveira e Gutemberg Costa); Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte – 2002; Luiz Gonzaga e o Ceará – 2004.
Kidelmir é sócio das seguintes entidades:
Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN
Poetas e Prosadores de Mossoró - Poema
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário