Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2016

[LEIA] NOTAS SOBRE CAVERNAS E BELEZAS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE FELIPE GUERRA

Por José Romero de Araújo Cardoso

O afloramento do calcário Jandaíra que abrange os municípios potiguares de Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado destaca-se pelas belezas escondidas em inúmeras cavernas de origem cretácea, as quais atestam pretérita transgressão marinha que há milhões de anos transformou a região em imenso mar interior, tendo em vista a origem biológica dessa rocha intensamente utilizada em necessidades individuais e coletivas.


Não obstante intenso trabalho desenvolvido pelos membros da Sociedade Espeleológica Potiguar, muitas cavernas ainda não foram mapeadas em razão de inúmeros fatores, tais como falta de incentivo, ausência de acesso adequado e gradual processo de identificação dos lugares em que se encontram localizadas.

Em Felipe Guerra estão mapeadas e identificadas as cavernas da Rainha, de Passagem Funda, do Urubu, da Catedral, do Abissal e outras constantes em catalogação efetivada pela SEPARN e pela SEP. Embora a paisagem subterrânea seja de beleza inigualável, poucos moradores do antigo termo de Pedra de Abelha aventuram-se pelas íngremes brechas naturais que conduzem ao interior das estruturas calcárias.


Quando da passagem do bando de Lampião, em junho de 1927, pessoas mais velhas do lugar informam que muitos buscaram abrigo nas cavernas, intuindo proteger-se da horda bandoleira e suas ações nefastas.

O interesse pelas cavernas de Felipe Guerra é despertado sobretudo em espeleólogos, biólogos, geógrafos e admiradores das belezas naturais encontradas no interior de uma caverna calcária com suas estalactites, estalgmites, travertinos, perolizações e ecossistemas interessantes e inusitados.


Verdadeiro patrimônio natural está concentrado no sub-solo de Felipe Guerra, bem como nos vizinhos municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Apodi, faltando, no entanto, maior conscientização da população local e dos poderes públicos sobre a real dimensão do valor que essas cavernas possuem enquanto fator alicerçante do orgulho de todos os habitantes, não apenas de Felipe Guerra, mas de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Em Felipe Guerra a existência de cavernas é mais enfática, encontrando-as profusamente pelos carrascais adustos que existem em vasta extensão municipal, importante dádiva da natureza que precisa com urgência ser preservada, visando disponibilizar as gerações futuras paisagens subterrâneas magistrais que ainda são deslumbradas no presente.


Defendo a necessidade de simbiose entre os moradores do lugar e órgãos públicos e privados para efetivar a preservação em nível sustentável, criando-se infra-estrutura que favoreça o turismo em bases racionais, sem depredar cavernas e olhos d’águas que também existem no lugar, sobretudo no Brejo, histórica comunidade privilegiada pelos caprichos da natureza.

Consciência ambiental e implemento à geração de emprego e renda devem nortear as ações humanas, razão pela qual lutar pela preservação e usufruto racional das cavernas e outras riquezas naturais existentes no município de Felipe Guerra consiste em meta embasada nos princípios definidos na busca pelo desenvolvimento sustentável da região semi-árida do nordeste brasileiro.

José Romero Araújo Cardoso

Geógrafo


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzageuano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário