Seguidores

terça-feira, 28 de março de 2017

CANGACEIROS 1. OS CARRASCOS

Por Frederico Pernambucano de Mello

“A longevidade de dezesseis anos do bando de Lampião [1922 - 1938] fez com que fossem surgindo certas especializações de função no seio do grupo. Assim, nos Anos 1930, Lampião passa a designar informalmente um cangaceiro particularmente duro para as funções de carrasco. O homem das execuções frias, muitas vezes levadas a efeito sobre inocentes, de modo particular delatores. Além da capacidade de ignorar sentimentos, exigia-se desse homem do serviço sujo - chamemos assim - o domínio completo da arte de matar, desenvolvida imemorialmente pelas gerações de cangaceiros que se sucederam no Nordeste, ao longo de séculos, de modo particular, o domínio das maneiras mais cruéis de dar morte por emprego de arma branca, à frente os punhais requintados em seus cabos ornamentados de ouro e prata, com lâminas que chegavam aos 80 cm de comprimento, como os do chefe supremo e os de seus chefes de subgrupo.


No início da década mencionada, coube ao cangaceiro Santílio Barros, vulgo Gato, quase puro em sua etnia indígena pancararé, natural de Brejo do Burgo, na orla do Raso da Catarina, sertões nordeste da Bahia, empalmar a "honra" discutível. Passando à chefia de subgrupo, o que o levava a se afastar do grupo central com seus homens, a tarefa vem a recair sobre o cangaceiro Antônio Inácio da Silva, vulgo Moreno, natural de Brejo Santo, Ceará, nascido em 1910. Tipo de caboclo, baixo de cerca de 1,60 m, magro. (http://blogdomendesemendes.blogspot.com - Ver a naturalidade correta do cangaceiro Moreno).


Tomando igualmente grupo próprio, em fins de 1936, depois de dar conta do ofício de carrasco, com distinção e louvor, por alguns anos, Moreno passa a missão sombria ao cangaceiro Cacheado, que fica a serviço direto de Lampião, no grupo central, até morte deste, a 28 de julho de 1938.


Como chefe de subgrupo, Moreno destacou-se na crônica do cangaço como um dos mais valentes cangaceiros do bando em qualquer tempo. E como um dos mais perversos e brutais, igualmente. Morto Lampião, Moreno manteve-se "no pasto" por mais dois anos, com sua mulher, Durvalina Gomes de Sá, a Durvinha, assaltando sobretudo ao sul dos sertões do Moxotó, derredor do município pernambucano de Tacaratu, à frente de doze homens. Nessa fase, passou a usar o vulgo de Morenaje, em alguns bilhetes de cobrança grafando Sebastião Morenaje.

No início de fevereiro de 1940, em companhia de Durvinha, deixa os sertões do Nordeste, migrando para Minas Gerais, onde organizou a família e teve três filhos. Morreu com 101 anos de idade, feliz da vida, o que deixa muita gente intrigada quanto ao alcance da justiça divina...”

Por Frederico Pernambucano de Mello
(Historiador, pesquisador do cangaço, autor de Guerreiros do Sol
Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO -13/07/2015

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário