Seguidores

terça-feira, 28 de março de 2017

O TREM DE MACEIÓ

Por Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.653

Lá vem o trem papai, diz o menino apontando com o dedo. O dedo do menino e o apito do trem foram transportados para outra época. Época de ditadura do pneu, grande herança dos tempos da borracha amazônica e das primeiras inteligências automobilísticas. A ferrovia, caída, esbagaçada e sepultada, rompe o túmulo e ressuscita em forma de VLT, Veículo Leve Sobre Trilhos. E quem não viu almas de mãe nem de pai do cavalo de aço, vai contemplando o filho estilizado pronto para acompanhar a juventude vestido na moda tropical.

Trem urbano novamente em voga é imperioso e necessário aos anseios de mobilidade. E enquanto se esperava algum tipo de transporte surreal trazido do futuro, Século XXII, volta-se a antiga fórmula matemática sobre trilhos. E como diziam os mais velhos nos sábios ditados populares: “Não é passando banha, não”, mas que os danados dos VLTs são mesmo bonitos demais. E se tivesse um bichão desses correndo na linha da mais distante cidade sertaneja até à capital, diariamente, seria “na batata” sonho pueril e tanto.

Maceió, onde teve início as ferrovias que cortaram o estado, amplia os serviços dos trens urbanos. Servindo à Capital, Satuba e Rio Largo, cerca de 250 mil pessoas se utilizam desse meio de transporte diariamente. Enquanto os ônibus levam quase quatro reais na passagem, o trem trabalhava há pouco com o bilhete a 0,50 centavos. Conhecemos de perto o lugar onde será a nova estação do VLT, no Bairro histórico de Jaraguá. Inúmeros trabalhadores serão beneficiados, principalmente os que vêm de municípios vizinhos e trabalham no cais ou nas suas proximidades.

Talvez a presença da estação e de pessoas melhore o aspecto de antigo, meio abandonado e esquisito setor portuário. Tirando o planejamento da “puxada” até o Shopping Maceió, no Bairro das Mangabeiras, não se conhece outra pretensão. Mas, quem sabe, se tudo der certo, não acontecerão ramais para interiorizar novamente os trens! Quanto ao projeto VLT Centro – Aeroporto pela Fernandes Lima, tudo indica que colocaram uma pedra no assunto.

Segundo o prefeito de Maceió, no final de maio será realizada a viagem do VLT em caráter experimental até a nova estação de Jaraguá. O Museu Ferroviário será construído ao lado, proporcionando uma grande fonte de pesquisa para os admiradores das engrenagens.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário