Seguidores

terça-feira, 28 de março de 2017

AS CONTRADIÇÕES DE UM COITEIRO DE LAMPIÃO

Pessoal, são muitas, mas, muitas mesmo, as controvérsias que encontramos nos ditos por aqueles que fizeram parte da saga do cangaço. Essas contradições, mentiras e controvérsias aumentam quando chegamos à história dos ‘contos’ sobre o que ocorreu na semana da morte do “Rei dos Cangaceiros”, e, principalmente, depois dela. Já que não tinha mais ele para vir tomar ‘satisfações’. Aí a turma disse o que queria, esquecendo, infelizmente, de relatarem a verdade. A verdade parece ter ido para o papo dos urubus junto com a carne dos corpos que ficaram, sem cabeças, no leito seco do riacho Angico, na fazenda Forquilha, no município de Poço Redondo, Estado de Sergipe.

Riacho 'Angico' (Tamanduá), Fazenda Forquilha, Poço Redondo, Se. Um pouco acima do local onde foram abatidos os cangaceiros. Sentido Sul. - foto Gilmar Leite

Tentaremos mostrar, na medida do possível, o quanto a pessoa se perde por si própria, em busca, talvez, de alguns minutos de fama.

Durval Rodrigues Rosa, irmão de Pedro de Cândido, relatou por inúmeras vezes sua participação na morte de Lampião e seus ‘cabras’, que ‘aconteceu’ na manhã do dia 28 de julho de 1938. Só que, a cada narração, ele modificava sua ‘versão’, e ia se afundando, cada vez mais, num lamaçal de mentiras.

Durval Rodrigues Rosa irmão de Pedro de Cândido

“(...) Durval Rodrigues Rosa, foi um dos que mais se esmeraram em faltar com a verdade, distorcer fatos e criar histórias fantasiosas (...).” (“Lampião – Sua morte passada a limpo” – BASSETTI, José Sabino e MEGALE, Carlos césar de Miranda. 1ª Edição, janeiro de 2011).

A seta, na imagem, mostra o corpo sem cabeça de Lampião

Virgolino Ferreira não usou o coito do riacho Angico, na fazenda Forquilha, apenas uma vez. A vez em que foi morto pela tropa comandada pelo tenente João Bezerra, na manhã do dia 28 de julho de 1938, e sim, várias outras vezes. A fazenda era de propriedade da família de Durval, família Rosa, e não só ele, como toda a família, sabia dos acampamentos montados pelo “Rei Vesgo”, e concordavam, pois era uma via de ganharem dinheiro.

Riacho 'Angico' (Tamanduá), na Fazenda Forquilha, Poço Redondo, Se. Vemos a sequência do 'caminho' das águas, depois do local onde foram abatidos os cangaceiros. - foto Gilmar Leite

Durval Rosa em seus primeiros depoimentos aos pesquisadores citou por diversas vezes que não sabia do envolvimento de seu irmão, Pedro, com Lampião. Essa declaração, mentirosa, até que se pode entender, pois nessa época, logo após a morte do ‘Capitão’, a coisa não estava muito boa para o lado de quem fosse coiteiro.

“(...) Durval afirmava que não sabia da ligação de seu irmão Pedro com o cangaceiro (Lampião). Procurava com isso, isentar a si e ao resto da sua família da prática de acoitamento, deixando apenas para Pedro esta responsabilidade (...).” (Ob. Ct.)

Pedro de Cândido irmão de Durval Rosa

Para nós, uma das maiores mentiras que Durval falou, foi dizer que organizou, disse como, distribuir os homens para fazerem o ataque ao bando. Vejamos, a tropa era composta de um Tenente, um Aspirante, um 3º sargento, cabos e soldados, contratados ou não, todos tinham experiência em combates. Como deixariam um rapazola, isso é o que ele era na época, montar o plano de ataque? Sem cabimento. Os irmãos, Pedro e Durval, estando presos, foram obrigados a mostrarem o local onde se encontrava o acampamento dos cangaceiros. E com certeza, a principal informação e indicação, seria a localidade da tolda do “Rei”.
Um dos militares que fizera parte da campanha, Antonio Vieira, referiu assim, o comportamento de Durval:

“(...) estava assustado, com muito medo, tremendo como vara verde e com dificuldade até para proferir algumas palavras (...).” (Ob. Ct.)

O filho de dona Guilhermina se expandiu mais ainda nas mentiras quando, em certa ocasião, relata que o tenente, comandante da tropa que atacou o acampamento, João Bezerra, no dia anterior ao ataque, 27 de julho de 1938, enviara para o chefe cangaceiro sacos de balas. Nessas ‘viajadas’, ele, em certo momento, fala que quem leva a ‘encomenda’ é ele e o irmão, Pedro, no lombo de um jerico e, pasmem, em outra, refere que o próprio comandante é transportador da ‘mercadoria’ até o coito.

“(...) – “Pedro chegou aí, di noiti, cum dois sacos pesados. Qui teve qui levá num jumento”

“-I os dois saco era cum bala!... i uma bola de fumo.”

“- As bala era Juão Bizerra que mandava!”

“Qui adispois Lampião disse a essi seu criado (a ele, a Durval). Qui só assim podia amansá.”(...).” (“LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO – MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGICO” – COSTA, Alcino Alves. 3ª Edição. Cajazeiras, PB, 2011).

Estação telegráfica de Pedra de Delmiro. A mesma recebeu o telegrama enviado pelo sargento Aniceto para o tenente João Bezerra. - Foto João De Sousa Lima

Entre as cidades de Pedra de Delmiro, hoje Delmiro Gouveia, e Piranhas, ambas nas Alagoas, há uma distância considerável para se fazer duas viagens a pé de ida e volta, mais uma de ida. Da pedra para Olho D’água do Casado, são uns 32 a 35 km de distância, de Olho D’água do Casado para Piranhas, lá se vão mais 18 km, totalizando uma distância de, mais ou menos, 50 km. Quando o comandante recebe o famoso telegrama contendo “tem boi no pasto”, encontrava-se na cidade, ou vila, de Pedra de Delmiro, AL, assim o aparelho, a máquina telegráfica da estação ferroviária, recebeu a informação, passado de Piranhas, e o telegrafista mostra-o ao comandante.

A solidão das árvores que, sozinhas, guardam os mistérios do que, realmente, ocorreu em Angico. Foto Gilmar Leite

Sabedores da rede de informantes que o “Rei Vesgo” mantinha a ‘peso de ouro’, os militares, acertadamente, começam a usar frases códigos para se comunicarem entre si. Além dessa nova tática, usam de uma usada constantemente pelo ‘Capitão Lampião’, a desinformação, ou seja, soltar notícias que estavam em determinado lugar, sem nem lá terem passado. Deu certo com Lampião e seu bando, dando também certo com a tropa militar.

Pois bem, respondendo ao subordinado, sargento Aniceto, acorda que deverão encontrar-se fora da cidade de Piranhas. Que o mesmo subisse ao seu encontro pelo caminho que levava à Vila de Pedra. Encontram-se no mato, ponto pré-determinado e descem rumo à Piranhas. Não entram na cidade durante o dia, para não chamarem a atenção. Esperam a noite cobrir aquela região com seu manto negro para poderem adentrarem na metrópole.

Tenente João Bezerra da Silva

“(...) Na véspera do ataque, ou seja, no dia 27 de julho, João Bezerra encontrava-se na Vila de Pedra de Delmiro (...) recebeu informações passadas pelo sargento Aniceto Rodrigues, de que Lampião estaria nas imediações. A partir daí, ele começa uma verdadeira corrida contra o tempo no sentido de organizar a operação que tentaria localizar e atacar o grupo de cangaceiros(...)” (“Lampião – Sua morte passada a limpo” – BASSETTI, José Sabino e MEGALE, Carlos césar de Miranda. 1ª Edição, janeiro de 2011).


Até aquele momento, o tenente sabia que Lampião estava nas imediações de Piranhas, porém, não sabia em qual localidade, e nas margens do “Velho Chico” havia diversos lugares onde ele poderia ter-se arranchado. Só após a ‘visita’ que fazem a Pedro, irmão de Durval, é que ficam sabendo de onde se encontravam os cangaceiros.

Durval também relata em diversas entrevistas que o Aspirante Ferreira de Melo, ao encontra-lo em casa, estava completamente embriagado. Que os militares bebiam, é lógico e claro, até sabemos da marca de uma aguardente que eles levaram nas embarcações para irem bebendo, porém, estarem embriagados, já é outra conversa que citaremos em uma outra matéria. Pois, bem, Rosa relata que o Aspirante, estando totalmente embriagado, o joga da calçada embaixo.

Aspirante Francisco Ferreira de Melo

Há relatos de que Ferreira de Melo fora vítima de cirrose, acometida devido ao consumo excessivo do álcool, no entanto, não vejo como antes de uma operação tão perigosa, o Aspirante sabia que iriam enfrentar Lampião, seus subordinados, acreditamos que ainda não sabiam quem seria o adversário, beber para embriagar-se.

Durval cita-nos que fora espancado por um soldado da tropa e ao mesmo tempo defendido por outro, que era seu parente, na caminhada rumo ao coito dos cangaceiros. O Aspirante Ferreira de Melo declarou a um jornal em fins de 1965 que havia ordenado dois subalternos liquidarem Pedro, seu irmão, quando o mesmo tivesse terminado com a missão, ou seja, mostrar o coito, porém, segundo o próprio militar, resolve deixá-lo com vida.

“Na realidade, quando o conduzimos em demanda de Angico, levando-o com certa cautela, eu havia autorizado a dois soldados que, tão logo fosse iniciado o tiroteio, acabassem com a vida dele. Entretanto, apesar de não ser lá nenhum bom coração, resolvi pensar de modo diferente, atendendo aos seus clamorosos apelos, sobretudo com referência à família, que iria ficar desamparada. Assim sendo, através de gestos (sinais), eu transmiti aos soldados que nada fizessem e deixassem-no ir embora. E assim foi feito. Não posso esclarecer como ele escapuliu e foi bater em casa, mas uma coisa posso afirmar: um mês depois da chacina, Pedro de Cândido ainda tirava espinhos do corpo, um tanto inchado, em consequência da possível carreira que dera, enfrentando os mandacarus, xique-xiques e todo tipo de plantas bravas.” (Ob. Ct.)

A sede dos policias era em Pedro. Todos desconfiavam de seu conluio com os bandoleiros, porém, só vieram ter a certeza naquela noite. Assim, toda sua família ficou sob o julgo de coiteiros, que para aquela época, repito, não era nada bom, e Pedro, além disso, tinha agora a fama de traidor.

Se fôssemos relatar toda distorção referida por Durval Rosa necessitávamos de um livro só para elas. Resolvemos então, citar algumas que, para nós, são de maiores importância, pois cravam-se exatamente nos momentos últimos do “Rei dos Cangaceiros”, sua ‘Rainha’ mais nove companheiros e da única baixa militar existente, a morte do soldado Adrião Pedro de Souza, o qual fazia parte da tropa comandada pelo Aspirante Ferreira de Melo.

Fotos Gilmar Leite
João De Sousa Lima
Cangaceiros Cariri
Lampião – Sua morte passada a limpo
google.com

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário