Por João Filho de Paula Pessoa
Lampião sempre teve uma entusiasmada cobertura da mídia, sendo sempre noticiado nos mais diversos meios de imprensa da época, era anunciado e exposto em jornais, periódicos, rádios, cordéis, revistas e todos os outros meios de divulgação existentes até então.
A saga de Lampião era divulgada sistematicamente numa eufórica e empenhada busca por toda e qualquer notícia do rei do cangaço, pois era venda e audiência certa.
O Interesse e a curiosidade do público pelos fatos e feitos de Lampião, pelos seus combates e fugas, passagens e estadias, era muito grande e gerava muita expectativa popular, era uma das notícias mais atrativas e vendáveis da época.
A Cobertura midiática de Lampião, extrapolou os limites do Nordeste e chegou à grande mídia nacional, como O Globo e outros meios de comunicações de abrangência nacional.
Em 1930 chegou ao ápice midiático, quando o New York Times veiculou uma matéria sobre Lampião chamando-o de Lamppost e em 1931 novamente veiculou outra matéria sobre o Rei do Cangaço, desta vez o chamando de Robin Hood, consagrando-o, assim, como celebridade internacional, para a chateação e constrangimento do governo federal brasileiro e governos estaduais e, acima de tudo, para as forças policiais e políticas nordestinas. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 05/10/2020.
Obs: Nossos Contos também são contados em vídeos no YouTube - Canal Contos do Cangaço. https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA
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