Seguidores

domingo, 22 de maio de 2022

CIENTISTAS DESCOBREM ORIGEM DAS PEDRAS DO PARQUE ARQUEOLÓGICO DE STONEHENGE

Fonte da foto -  https://super.abril.com.br/historia/arqueologos-descobrem-a-origem-das-pedras-de-stonehenge/

As enormes pedras sarsen vieram de apenas 24 quilômetros de distância

As origens dos maciços monólitos de pedra de Stonehenge, há muito tempo envoltos em mistério, foram finalmente desmistificados. Especialistas os localizaram em pedregulhos nas colinas próximas de Marlborough Downs, a apenas 24 quilômetros ao norte do monumento pré-histórico em Wiltshire, Inglaterra.

A descoberta, publicada esta semana por pesquisadores da Universidade de Brighton na revista Science Advances, na verdade confirma teorias antigas de que as lajes de arenito, chamadas sarsens, eram de algum lugar de Marlborough Downs, mas usou testes científicos para identificar o local exato para West Woods pela primeira vez.

“Até recentemente, nós não sabíamos que era possível saver a proveniência de uma pedra como Sarsen,” David Nash, um geomorfologista e principal autor do estudo, em um comunicado. “Foi realmente emocionante usar a ciência do século 21 para entender o passado neolítico e responder a uma pergunta que os arqueólogos debatem há séculos.”

Nash acredita que os construtores antigos transportaram as pedras, que pesam até 30 toneladas, pelo Wiltshire Avon Valley a leste ou por uma rota ocidental através da planície de Salisbury. “Podemos sentir a dor do povo neolítico que participou desse esforço coletivo e pensar em como eles conseguiram uma tarefa tão hercúlea”, escreveu Nash e seu co-autor, Timothy Darvill, professor de arqueologia da Universidade de Bournemouth, na Conversação .

Um sarsen, como os de Stonehenge, em West Woods, agora conhecido por ser a origem das enormes lajes de pedra do monumento pré-histórico. Foto de Katy Whitaker, cortesia da Historic England / University of Reading.

Stonehenge, na verdade, contém dois tipos diferentes de pedras, erguidas a milhares de anos. Os sarsens são as pedras de sílica maiores no anel externo e no centro de Stonehenge, cada um com cerca de um metro e meio de altura e dois metros de largura. Existem 52 no local hoje, mas os especialistas acreditam que havia originalmente 80.

As outras pedras menores dentro do círculo interno são conhecidas como pedras azuis, erguidas por volta de 3.000 aC. Em 2015, especialistas encontraram evidências de que essas pedras vieram das Colinas Preseli , a 280 quilômetros de distância, no oeste do País de Gales. Os locais exatos, Carn Goedog e Craig Rhos-y-felin, foram identificados em 2019, após oito anos de pesquisa. Mas as investigações sobre as sarsens, erguidas por volta de 2.500 aC, haviam ficado para trás.

Este núcleo de pedra, perfurado durante reparos em 1958, ajudou a desvendar um dos mistérios imortais de Stonehenge. Foto cedida por English Heritage.

https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/cientistas-descobrem-origem-das-pedras-do-parque-arqueologico-de-stonehenge/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário