Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2022

VILA DE DONA GENEROSA RECEBE A VISITA DO CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO

Cariri Cangaço Paulo Afonso na Vila de Dona Generosa

Da Lagoa do Mel a caravana Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 parte para um dos mais emblemáticos cenários da presença de Virgulino Lampião em terras pauloafonsinas. Eram cerca de 10h ainda manhã da sexta-feira, 25 de março de 2022 quando se chega ao povoado do Riacho; encravada no sopé da Serra do Umbuzeiro; porta de entrada para a região do Rio São Francisco; chegamos a incrível e enigmática "Vila da Dona Generosa", dali se vislumbra os 507 metros da majestosa  Serra do Umbuzeiro, bem pertinho dos Picos do Tará e da famosa Malhada da Caiçara.

Capela e Cemitério na fazenda de dona Generosa

"Encontrar um patrimônio dessa magnitude aqui no sertão da Bahia é algo extraordinário, mostra a força do mando local dos grandes latifundiários da época, no caso ; da grande dona Generosa; aqui vemos as ruínas da casa grande, uma vila, uma capela e um cemitério, fico a pensar como era naquele tempo dos grandes bailes promovidos pela capitão Lampião nesse lugar" revela o Conselheiro Cariri Cangaço Narciso Dias, presidente do GPEC.

Para o Conselheiro Cariri Cangaço Valdir Nogueira, "é realmente incrível o nível de ligação dessa região com o cangaço de Virgulino naquele começo de década de 30 do século passado, essa ligação com dona Generosa, com os vários povoados daqui e principalmente com a Malhada da Caiçara onde encontrou sua amada Maria".

João de Sousa, Manoel Severo e Ivanildo Silveira na apresentação da Vila de Dona de Generosa no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Novamente por entre as ruínas da Casa Grande de dona Generosa, a Capela e o Cemitério, os convidados do Cariri Cangaço puderam conhecer mais de perto este recorte importante da passagem de Lampião por essas bandas. João de Sousa Lima, Manoel Severo e Ivanildo Silveira anfitrionaram aos participantes. "O João acabou de me dizer que os familiares fizeram a pintura completa tanto da capela como do cemitério para receber na manha de hoje o Cariri Cangaço" revela Manoel Severo.

Serra do Umbuzeiro
Ruínas da casa grande de dona Generosa

Diante da caravana que visitava o local, João de Sousa Lima, tendo ao lado; Manoel Severo e Ivanildo Silveira; fala: "Dona Generosa, que morreu com mais 100 anos nos idos de 1950 era uma das maiores coiteiras de Virgulino Ferreira . Construiu aqui onde estamos e todos podem ver, esse conjunto arquitetônico conhecido como a vila de dona Generosa, temos aqui atrás as ruínas da casa grande, ali na frente a capela, cemitério e outras três edificações contíguas. Pessoal aqui foram realizados muitos bailes reunindo os cangaceiros e as mocinhas do lugar; tudo com muito respeito, sem "ousadia" por parte dos cangaceiros".

Luiz Ferraz Filho, comandante do Cariri Cangaço Serra Talhada, traz o Pajeú 
à terra de Maria Bonita
Luiz Ferraz, Junior Almeida e Zé Tavares
Edson Araujo, Junior Almeida, Fagner Lopes e Andre Nunes
Francimary Oliveira, Junior Almeida e Noádia Costa
Wescley Dutra, Aline Melo, João de Sousa, Manoel Severo, José Irari e Fagner Lopes

E continua João de Sousa Lima: "Seu Agenor, neto de Generosa, certa vez me falou que quando os cangaceiros desciam a serra para o baile aqui na casa da avó, dava para sentir o cheiro do perfume deles de longe..." 

Aqui também na Vila de Dona Generosa foi morto Zé Pretinho. Na verdade Zé Pretinho foi preso por Douradinho nas proximidades do povoado Arrasta-Pé e passou com ele todo amarrado, montado em um burro, na casa da cangaceira Durvinha. Dona Santina, mãe de Durvinha, tentou dar um copo com leite a Zé Pretinho, o Douradinho quebrou o copo jogando-o na calçada da casa. Zé Pretinho foi morto na frente da casa de Generosa, amarrado em um pé de barriguda, onde fizeram “tiro ao alvo”, depois de morto foi esquartejado e deixado no lugar; Generosa mandou enterrá-lo lá mesmo, existindo ainda no lugar o túmulo de pedras e uma cruz que marcam o lugar da tragédia.

"Testemunhar essa verdadeira legião de pesquisadores que vieram de todo o Brasil para conhecer de perto os principais cenários do cangaço em Paulo Afonso, sermos acolhidos por essa Comissão espetacular que tem a frente nosso Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima e ainda os Conselheiros; Luma Holanda, Flávio Motta e Marcus Vinicius, nos proporcionando momentos inesquecíveis cheios de historia e forte significativo, não tem preço, o Cariri Cangaço Paulo Afonso ficara na história" conclui Manoel Severo.

Com a palavra do Conselheiro Cariri Cangaço Junior Almeida: "O Cariri Cangaço marca mais um ponto, na verdade um gol de letra nesse magnifico evento de Paulo Afonso 2022, coroando o retorno aos nosso eventos presenciais depois da pandemia e para mim em particular está sendo uma grande honra receber como Conselheiro Cariri Cariri neste evento nossa caravana de Paranatama, ex Serrinha do Catimbau lá de nosso agreste pernambucano e que em breve estaremos inaugurando nossa Rota do Cangaço!"

Wescley Rodrigues e Manoel Severo
Nicolas da Kalango do Sertão
Luma Holanda, João de Sousa, Manoel Severo e Ivanildo Silveira
Aline Melo e João de Sousa Lima

Para o Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira: "Mais uma vez o Cariri Cangaço é sucesso, reunir num evento dessa natureza mais de 250 pesquisadores que estão vindo de todo o Brasil e proporcionar a todos esse conjunto de visitas técnicas cheias de conhecimento, além das palestras, dos lançamentos e todo esse congraçamento, é algo espetacular. Todos de Paulo Afonso estão de parabéns".

Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 na Vila de Dona Generosa em 25 de Março de 2022

Fotos: Louro Teles, Junior Almeida, Kiko Monteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário