Seguidores

domingo, 20 de julho de 2014

Perguntaram a Vera Ferreira neta de Lampião e Maria Bonita


Quais são os equívocos históricos que a senhora desfaz no livro ‘De Virgolino a Lampião’?

Vera Ferreira – Não são bem equívocos. O livro tem começo, meio e fim e nele tento mostrar porque Virgolino passou para Lampião. Falo do encontro dos meus avós. Conta-se que ele a roubou do marido, isso não é verdade. 

Maria Bonita e o seu primeiro esposo Zé de Neném

Eles já se conheciam, minha avó era separada, eles namoraram um ano. Outra coisa que falam é que ele só bebia uísque. Ora, no sertão não se tinha facilidade para conseguir essa bebida, como até hoje não se tem. 

A cangaceira Dadá

Outra coisa que levanto no livro é a importância da mulher para o Cangaço, falo também que foi a Dadá e não meu avô que introduziu os bordados nas roupas do Cangaço.

Lampião e Maria Bonita - Seu segundo esposo

Você fala também que não foi seu avô o primeiro cangaceiro da história. Como ele se tornou cangaceiro?


Vera Ferreira – Não foi mesmo. O primeiro registro que se tem conhecimento é de 1776, com o cangaceiro Cabeleira. Virgolino era de uma família pacata. O motivo da entrada dele no movimento foi para vingar a morte do pai, que foi assassinado por motivo banal, de briga entre duas famílias vizinhas os ‘Pereira’ e os ‘Carvalho’. Tinha uma questão do poder político nisso tudo também. A família de meu avô era amiga dos Pereira. Na época quem estava no poder era a família Carvalho. Foi um fato que se podia resolver no diálogo e foi devido ao roubo de um bode. É uma história de impunidade, como ainda acontece hoje. Nove dias antes do assassinato, a mãe do meu avô morreu de infarto. Quando aconteceu o assassinato do pai, ele reuniu os irmãos e disse que a partir dali ia matar até morrer, isso em 1920.

E essa história de Virgolino ser o Rei do Cangaço?

Vera Ferreira - De 1920 a 1922 ele não tinha entrada em outros bandos, mas ele foi chefiado. De 1922 a 1938 ele foi chefiado pelo Seu Pereira.

http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/2/verdadeira-hist-ria-de-lampi-o--apresentada-no-salipi-por-sua-neta_2400.html

Ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo13:50:00

    Pois é, há cento e tantos anos antes do nascimento de Virgolino, já havia cangaceiros, ainda que não tão formalizado como aconteceu nos tempos de Sinhô Pereira e, logo mais, Lampião.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir