Seguidores

sexta-feira, 19 de junho de 2015

FILHOS DE UMA GUERRA CHAMADA CANGAÇO.

Inácio Carvalho Oliveira (Inacinho) filho de Moreno e Durvalina

Nas imediações da Fazenda Riachão (Tacaratu-PE), no dia 03 de janeiro de 1938, com o auxílio de Moreno, Durvalina (Durvinha) deu à luz. Nascia Inacinho.

A cangaceira Durvalina

Nos braços da cangaceira Durvalina (Durvinha), chorava o recém-nascido. Devido a vida sofrida para a delicadeza de uma criança, que padecia com os solavancos das pisadas firmes e desordenadas pelas fugas que os combates imprimiam.

O cangaceiro Moreno

Moreno decidiu doar o filho. Durvalina angustiou-se diante da decisão do companheiro. Durvalina chorou por ter que se apartar do filho, porém, compreendeu a necessidade de concordar com o argumento do homem amado.

No dia 02 de Fevereiro de 1938, dia da festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da cidade de Tacaratu-PE, a criança é entregue à uma senhora para ser levada ao Padre Frederico Araújo da cidade de Tacaratu, que teria a missão de ali em diante de criar e cuidar da criança, que por ele pouco tempo depois foi batizada com o nome de IGNÁCIO CARVALHO OLIVEIRA.

Neli Conceição e Inacinho filhos de Moreno e Durvalina

Após esse dia Moreno e Durvinha não viram mais o seu filho. Foram necessários longos sessenta e seis anos para que o encontro entre pais e filho fosse realizado.

Mas aí já é uma outra história que em breve publicaremos em nossas páginas.

Texto: João de Sousa Lima
Adendo: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Foto: Neli Conceição

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Anônimo21:19:00

    Na realidade caro Pesquisador Mendes, um tempo longo para Moreno contar a sua triste história aos filhos. Tinha razão: cada um reage conforme seu passado. Veja que a ex-cangaceira Maria de Juriti nunca concedeu entrevista aos pesquisadores. Certamente, ela guardava consigo um trauma com enorme intensidade. SÃO COISAS DO CANGAÇO!
    Thal,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir