Seguidores

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

É BREVE A HISTÓRIA DO ÚLTIMO CANGACEIRO QUE A POLÍCIA BAIANA DETEVE.

Por Virgulino Ferreira

“Gitirana”, órfão de pais, vivia no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, onde cresceu e se fez homem, sob o fascínio das lendas e contos em torno dos cangaceiros. “Lampião”, “Corisco” eram nomes de legenda cujas façanhas um grupo de jovens ambiciosos imaginava poder reproduzir, pois só se atribuem à sedução dos feitos de valentia e bravura dos sinistros talhadores do sertão nordestino.

“Gitirana” cujo pendor era acentuado para a vida aventurosa do banditismo, foi um dia convidado, por um emissário de “Corisco” para participar de seu bando. Aceitou, orgulhosos, e desde então figurou no grupo assassino, igual em crueldade ao chefe e aos companheiros de crime. Mas teve desilusões. A vida de que ele participou com requintada perversidade e temerária audácia ofereceu-lhe reversos de desencanto, principalmente na parte que diz com a perseguição da polícia. No arraial da Carira, viu, certa vez, uma cabocla de que gostou. Levou-a consigo.

Era Maria de Jesus Talvez tenha sido por ela que veio a abandonar os companheiros, e refugiar-se às margens do São Francisco. Aí soube que a polícia o buscava. Voltou ao sertão para viver numa disparada inquieta, sempre perseguido por forças volantes. Resolveu, afinal, entregar-se e agora está recolhido à Cadeia da Bahia onde espera julgamento pelos crimes que cometeu.

E a caatinga ficou liberta do seu último cangaceiro.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Grande Antonio de Oliveira, este cangaceiro é o Gitirana, e é o ex-amante da cangaceira Cristina que foi assassinada por traição. Ela era companheira do cangaceiro Português. Sabendo do romance, Português contratou o cangaceiro Catingueira para assassinar o Gitirana. Mas no momento da confusão, os reis do cangaço estavam no coito do cangaceiro Corisco, Maria Bonita não aceitou que Gitirana fosse assassinado, e disse que quem deveria morrer era a Cristina, porque ela foi a causadora da confusão. E a Cristina foi assassinada quando cangaceiros a levavam para entregarem aos seus familiares, mas na verdade, foi apenas disfarce, e no meio do caminho, a Cristina traidora foi assassinada.

    José Mendes Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:40:00

    Pois é Pesquisador Mendes, na área sexual a coisa é tão complicada que até dentro do cangaço onde o chefe Lampião não admitia esse tipo de comportamento de traição, houve sim, por incrível que possa parecer. Gostei do texto da página Virgulino Ferreira, assim como a explicação que você deu ao fato.
    Grato aqui da SEDE/SERRINHA,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir