Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2016

INDICAÇÕES DE LEITURA SOBRE A PRESENÇA FEMININA NO CANGAÇO

Por Noádia Costa

Muitos costumam desconhecer sobre a presença feminina no Cangaço, reduzindo as cangaceiras somente a Maria Bonita e Dadá. De 1930 até 1940, quando o Cangaço chegou ao fim, mais de 40 mulheres fizeram parte dos bandos de cangaceiros. 

Para quem deseja conhecer e se aprofundar sobre a presença feminina no Cangaço, recomendo o livro Lampião As Mulheres e o Cangaço do grande pesquisador Amaury. 


Nesse livro as várias mulheres que fizeram parte dos bandos são descritas com riqueza de detalhes e informações. Além de mostrar acontecimentos relativos às mesmas. 


Outro que também trabalha a presença da mulher no Cangaço, é o livro Amantes Guerreiras de Geraldo Nascimento, que de forma simples e clara, fala das mulheres que fizeram parte dos bandos. 


Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a rainha do Cangaço Maria Bonita, temos as seguintes obras: Bonita Maria do Capitão escrita pela neta de Lampião em comemoração ao centenário de Maria Bonita e o livro: 

Do escritor João de Sousa Lima

A Trajetória Guerreira de Maria Bonita que traz informações desde o nascimento até a morte da mesma em Angico. 

Do escritor João de Sousa Lima

Fecho com o livro Moreno e Durvinha que de forma emocionante conta a trajetória deste casal de cangaceiros.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Para adquirir estes livros entre em contato com Francisco Pereira Lima o professor Pereira, lá da cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, através deste e-mail: franpelima@bol.com.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100011331848533&fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário