Por José
Gonçalves do Nascimento*
Na história da
poesia, poucas obras obtiveram tanto sucesso quanto “Morte e vida Severina”.
Escrito há mais de sessenta anos, o belo poema de João Cabral de Melo Neto é um
marco da cultura brasileira, capaz de arrancar aplausos dos mais diferentes
públicos.
O autor,
diplomata de carreira, mas sem se desvencilhar da realidade sertaneja, em
especial do seu estado, Pernambuco, busca no retirante nordestino a inspiração
para a sua obra maior. A figura do retirante, já presente em Raquel de Queiroz,
Graciliano Ramos, Jorge Amado, Cândido Portinari, dentre outros, atende aqui
pelo nome de Severino. Severino que, aliás, “é santo de romaria”, venerado em
grande parte do nordeste.
Como tantos
brasileiros, Severino larga seu torrão natal e vai para a cidade grande. Vai não
por “cobiça”, mas com o propósito de “defender a vida”. Não por acaso, a trilha
escolhida é a do rio Capibaribe (o “fio” da “vida”), que após serpentear entre
sertão, agreste e zona da mata, desemboca preguiçoso no mar do grande Recife.
Tão logo
principia sua caminhada, o esperançoso retirante começa a deparar-se com a
triste realidade da morte. Morte que o acompanhará até o fim da longa jornada.
O próprio Capibaribe, “o caminho mais certo” e “o melhor guia”, está seco,
morto, pois como “ os rios lá de cima”, na seca ele também “corta”.
No primeiro
momento, encontra Severino dois homens que carregam um defunto, aos gritos de
“irmãos das almas”. O "finado", que também se chama Severino, morreu
de “morte matada”, “numa emboscada”. Tinha ele “somente dez quadras” de terra,
“todas nos ombros da serra, nenhuma várzea”. “Queria mais espalhar-se”, “voar
livre”, num mundo dominado pela força do latifundiário. Queria “ter uns
hectares de terra”, “de pedra e areia lavada”. Por isso o mataram de “bala” de
“espingarda”.
Andando mais
adiante, depara-se o retirante com um velório onde se cantam “excelências” ao
morto, que, de novo, se chama Severino. Por último, assiste ao enterro de um
lavrador de eito, sem exagero a cena mais dramática da peça. A passagem,
magistralmente musicada por Chico Buarque, narra a descida do morto à sua
“cova”; “cova” que nem é “larga” nem “funda”, é apenas a parte que lhe “cabe”
nesse imenso “latifúndio”. “Não é cova grande, é cova medida, é a terra que
(ele) queria ver dividida”.
Trata-se de
mais uma vítima do “latifúndio”; “Latifúndio” que nunca foi “dividido”,
privando o nordestino (da “caatinga” ao “agreste”, do “agreste” à “zona da
mata”) do direito sagrado da terra – seu único meio de subsistência. Latifúndio
que tirou do camponês o direito ao “brim”, à “camisa”, ao “sapato”, ao
“chapéu”, ao “xale ou véu”, à “roupa melhor”, à “fazenda”. Latifúndio que é
responsável por tanto “sangue” de “pouca tinta”; por tantas “mortes e vidas
severinas”.
Cansado da
árdua viagem, e tomado pelo espectro terrível da morte, resolve o anti-herói
buscar “um trabalho" de que possa "viver”. Mas como “a morte é tanta”
por aquelas paragens, “só os roçados da morte” “compensam” “cultivar”. Os
únicos ofícios que lhe são oferecidos são aqueles relacionados à morte: “benditos”,
“rezas” “excelências”, “ladainhas”, “enterros”. Ou seja, como “a morte é tanta”
por “lá”, “só é possível trabalhar nessas profissões que fazem da morte ofício
ou bazar”.
Ao longo do
caminho, Severino encontrará outros Severinos. Assim, o retirante funde sua
saga à saga dos demais retirantes que, como ele, resolvem partir em busca de
melhores condições de “vida”. Nessa realidade social marcada pela fome, pela
pobreza e pela morte, todos são Severinos, “iguais em tudo e na sina”.
Depois de
penosa via crucis, “saltando de conta em conta” o “rosário” da “morte”,
finalmente, aporta em Recife, “onde o rio some” e a “viagem se fina” O
retirante, que antes só pensava em “defender a vida” encontra-se de todo
desiludido. Ele, que almejava “aumentar” a “água pouca” “dentro da cuia”, “a
farinha, o algodãozinho da camisa”, agora se dá conta de que desde que partira
do “sertão”, “seguia” seu “próprio enterro”. E, numa espécie de crise
existencial, chega a cogitar a possibilidade de “saltar” “fora” da "vida”.
É quando, num
jogo de antítese extraordinário, uma mulher noticia a “explosão” da “vida”. Uma
criança acabara de nascer, “saltara” “para dentro da vida”. O nascimento que
ora se anuncia opõe-se à desesperança de Severino, que, a partir daí, assiste a
tudo em silêncio, como que inebriado com a “beleza” da vida que “brota”.
A afinidade
com o evento natalino não é casual, haja vista que a peça é um “auto de natal”
(pernambucano). O pequeno Severino que acaba de nascer é comumente associado ao
menino Jesus, que surge dos manguezais recifenses, e que tem como pai um
carpinteiro (Seu José Mestre Carpina), filho de Nazaré (Nazaré das Matas),
nordeste do Brasil.
As últimas
palavras (proferidas pelo velho Carpina) “celebram” a “explosão” da “vida”, que
vence a morte e a desesperança: “não há melhor resposta/que o espetáculo da
vida:/vê-la desfiar seu fio/que também se chama vida/vê-la brotar como há
pouco/em nova vida explodida/mesmo quando é a explosão/de uma vida Severina”.
Deste modo, a
morte, que pareceu sempre "ativa", acaba vencida pela
"vida" "com sua presença viva". E é isso que confere maior
sentido a "Morte e vida Severina", transformando o poema num belo
hino à esperança.
*Poeta e
cronista
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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