Seguidores

terça-feira, 16 de outubro de 2018

FERIMENTO DE LAMPIÃO NA LAGOA VIEIRA


Para o neto do Theophanes biografo do mesmo a aula de campo ouvida do primo Clécio Novaes, foi uma das mais proveitosas que já assisti. 


Observar todo o teatro de operações, desde o local do ferimento de Lampião na Lagoa Vieira (setenta e dois quilômetros de Serra Talhada, outrora Vila Bela), no dia 23 de março de 1924, dizem por tiro desferido pelo próprio 


Theophanes, nas proximidades da Pedra do Reino; seguindo para o lugar Barros, onde os cangaceiros emboscaram a força, ferindo três soldados de Theophanes, que foram transferidos nos ombros dos companheiros até logar Montivideu; passando pelas ordens do Theophanes, que mandou arroxar o cerco nas Abóboras, Pereiras, Jardim Santa Rita, Lagoa Vieira, Serra Catolé, Campo Alegre, Natureza, São Paulo, Serrotinho, Feijão e maior reduto Cristóvão, fazenda de Yoyo Maroto; visualizando o local onde a tropa pernoitou, nas proximidades da Serra da Panela; até o ataque final na referida Serra, no dia 02 de abril de 1924, onde morreram Cícero Costa e Lavadeira.

A vida de Lampião esteve por um fio! Creio que todos os Vaqueiros da História se deliciaram com a narrativa do primo. Viva o Cariri Cangaço!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário