Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2021

RÁDIO A VOZ DE OURO " CARNARINHO"

O Barqueiro e o Rádio.

Em 1928, Lampião e seu reduzido bando atravessou de Pernambuco para Bahia fugindo da perseguição das Volantes. Três barqueiros foram responsáveis por sua atravessia naquela noite frio de Agosto. Assim o Rei do Cangaço mudaria sua história para sempre , os pobres barqueiros que auxiliaram foram perseguidos e presos. 

Depois que o Rei do Cangaço tombou sem vida no dia 28 de julho de 1938, o sertão voltou a ter paz. Com o processo econômico no Sudeste , muitos nordestinos partiram para a São Paulo. Na maior metrópole do país tentando a vida um dos filhos do barqueiro 

Estêvão comprou esse rádio e presentou seu pai. Ele nll foi o primeiro aparelho de comunicação da região do Sobrado em Petrolândia-PE, fabricado na era do ouro do rádio , muitas notícias foram ouvidas nele, salientado que esse modelo de rádio é pós -cangaço , antigamente nos programas de cantorias o velho barqueiro ficava ouvindo as modas de violas que falava de Lampião. 

E muitos não imaginavam que aquele ancião escultando seu rádio atravessou o cangaceiro mais temido das caatingas para outro estado. Hoje essa relíquia faz parte do meu acervo particular presente do filho do barqueiro.

Acervo : Giovane Gomes

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário