Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2021

A FILHA E A MÃE

 Clerisvaldo B. Chagas, 3/4 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.58



Saudade não dá moleza. Foi assim que fui passar pela frente da Escola Profa. Helena Braga das Chagas para ver as novidades. Muita areia de dois tipos na calçada e tijolos empilhados revelava obras na escola. Mas não fui fazer outra coisa a não ser tentar fotografar a Craibeira mãe e a craibeira filha que nasceu bem perto da matriz. Estirou-se e praticamente está do mesmo tamanho da outra. A árvore Símbolo de Alagoas foi plantada na escola Profa. Helena Braga das Chagas há mais de trinta anos pelo senhor conhecido como João Boêmio, muda diretamente trazida dos areais e pedregulhos do leito do rio temporário Ipanema. Tem muita coisa a contar sobre a nossa escola do Bairro São José.

Quando estávamos procurando fazer um dia sobre ecologia tudo aconteceu. Iríamos aplicar uma plaqueta na árvore com seu nome popular e científico e data do seu plantio com o nome de quem plantou. Convidar as autoridades, colegas e alunos de outras escolas para um pequeno festejo aos pés da Craibeira. De repente a escola pertencente ao estado passou para o município. Ficamos sem chão. Até a biblioteca que tanto esforços fizemos para inaugurá-la, nem chegou a isso. Passou para outra unidade do estado. Mas pelo menos a árvore testemunha da história do Helena, continua no mesmo lugar, ao lado da entrada.  A filha firmou-se rapidamente entre o mato e nessa pandemia vai criando corpo.

Apesar do seu majestoso porte (no livro “Ipanema Um Rio Macho” eu a chamo de Rainha do Rio), a craibeira, falando claramente, não é para ser plantada em lugares urbano. Madeira de lei, pesadona, maciça e perigosa quando deixa cair um dos seus galhos. Plantada em escola, está sujeita a causar um acidente grave se não for constantemente monitorada. É tão forte que é usada como mesa de carro de boi. Daí a dúvida se pode deixar a filha da craibeira onde está ou removê-la para lugar seguro.

Quanto a escola, temos certeza que será vitoriosa como outras unidades do município.

O nome permanecerá o mesmo? Não temos ainda essa informação.

CRAIBEIRA; MÃE E FILHA (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/09/afilha-e-mae-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário