Seguidores

terça-feira, 2 de agosto de 2022

CAFÉ PEQUENO

 Clerisvaldo B. Chagas, 2 de agosto de 2022 

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.744

Nesse momento de muita frieza no Sertão e tempo serenando, nada melhor de que um cafezinho com o delicioso bolo de macaxeira. Mas a mente vai buscar os anos 60 em Santana do Ipanema, quando o destaque desta bebida arábica, estava no Café, estabelecimento comercial do saudoso Maneca, que ficava bem perto do Museu e vizinho à nossa loja de tecidos. Não vem à lembrança o nome exato na fachada, mas parece ter havido apenas o nome “Café” e o povo complementava como “Café de Maneca”, o mais gostoso da cidade. Ali era servido pequenos lanches tal pão com manteiga, café com queijo, bolo, pão doce; refrigerantes, e, para os viciados, Cigarro Continental e cervejas. Quanto à geladeira, um desses raros utilitários de Santana, mostrava qualidade insuperável: gelava que era uma beleza!

CAFÉ PRETO (FOTO: iSTOCK)

O café de Maneca era classificado no modo de pedir: “Maneca, um café pequeno”, vinha, então um café numa xícara de chá que também era chamado simplesmente de pequeno: “Dê-me um pequeno”, O proprietário já sabia. “Maneca, um café grande”, vinha uma xícara normal, cheia. Mas ainda havia o pedido: “Maneca, meio café”. Saía o café com apenas a metade de uma xícara normal. E perguntado sobre como conseguia fazer café tão saboroso que nem em casa se fazia, o homem respondia na hora: “É simples, misturo o café de segunda com o café de primeira”. E para quem conheceu a marca “Café Afa”, cujo complemento dizia, “o café que abafa”, vinha da torrefação Antunes de Maceió, embalado em pacote de café de primeira e café de segunda. Ambos excelentes!

Entre a nossa loja e o Café de Maneca, havia vez em quando, rodas de boiadeiros botando a conversa em dia. Em nossa terra boiadeiro é o homem que compra e revende boiadas. Em umas dessas rodadas, falavam dos prejuízos que tiveram e como transportavam dinheiro driblando possíveis ladrões. Ali estavam Arnóbio Chagas, Pompeu, Lucas, Enéas e outros mais. Foi quando o Lucas falou: “Eu tive um prejuízo tão grande que passei mais de quinze dias só tomando cafezinho”. Naturalmente, entre esses cafés estavam os de Maneca.

Hoje, meditando nesse inverno que nos encolhe em casa, vou lembrando dos anos 60, levando à vida entre café grande, café pequeno e meio café.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/08/cafepequeno-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário