Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mossoró se despede de Irmã Aparecida - A fundadora do Movimento de Mãe Rainha na Cidade e Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.


No dia 24 deste mês, fará um ano que a IRMÃ APARECIDA partiu para junto de Deus.


O corpo da Irmã Aparecida chegou em Mossoró-RN às 02h20min, e foi velado no Colégio Sagrado Coração de Maria local em que residia desde 1967.


A missa de corpo presente foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, e concelebrada pelos padres Severino e Sátiro Cavalcanti, ambos da cidade de Mossoró.


Uma grande multidão acompanhou o cortejo fúnebre até o Cemitério São Sebastião para se despedir da Irmã Aparecida.


BIOGRAFIA 

Letícia Rodrigues Duarte a jovem de ontem, a Irmã Aparecida a religiosa de hoje é filha de Francisco Ferreira Duarte e Francisca Rodrigues Duarte. Nasceu no Sítio Vársea da Pasta, região pertencente à paróquia do Alto da Conceição Mossoró-RN. Residiu durante toda a infância e adolescência na fazenda Barrinha dos Duartes, BR-304, a 12km da cidade de Mossoró.
Pertencendo a uma família católica foi conduzida à Pia Batismal na Catedral de Santa Luzia, recebendo por padrinhos o Sr. José da Costa Fernandes e Sra. Vérsia Fernandes. O sacramento da Eucaristia foi concretizado na própria Fazenda onde residia, por Monsenhor Medeiros Leite.


A formação educacional foi iniciada no próprio lar, pois sua mãe desempenhava a função de educadora, alfabetizando a família e toda vizinhança em sua própria casa, algo que a tornou muito respeitada e amada por toda a comunidade, recebendo o carinhoso nome de Dona Chiquinha.
Letícia Rodrigues Duarte tendo domínio da leitura e da escrita, prosseguiu sua escolaridade no Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró, onde concluiu o curso primário. Transferiu-se para o Colégio Sagrado Coração de Maria com o objetivo de cursar o ginásio, conseguindo concluí-lo com méritos em 1942. Foi neste colégio que despertou sua vocação para vida religiosa.


Ao concluir o curso ginasial recebeu o chamado de Deus e' ingressou no convento em Salvador-BA no dia 10 de Janeiro de 1944 para iniciar seu postulantado. Esses estudos se desenvolveram até o mês de agosto do mesmo ano, dando-lhe as condições para ingressar no noviciado em 15 de agosto. Nesse ato recebeu da CONFHIC o seu nome religioso, Irmã Maria da Conceição Aparecida, tornando-se nossa querida Irmã Aparecida. Caminhou convicta de seu desejo de consagrar-se definitivamente ao Senhor, o que foi se consolidando com sua la profissão simples, ocorrida em 11 de fevereiro de 1947 e a profissão perpétua em agosto de 1953.
Com todo caminhar de sua formação religiosa, a Irmã Aparecida não abandonou sua formação profissional e optou pelo magistério como área de trabalho, por isso ingressou no curso pedagógico no Colégio Patrocínio de São José em Aracajú/SE, pertencente a Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição ¬CONFHIC.

Foto 02 - Irmã Aparecida em 1972

Concluindo o curso pedagógico obteve aprovação em 10 lugar na seleção para o curso superior de geografia, na Faculdade de Maceió/ AL. Ao concluí-lo, ainda se dispôs a outros cursos superiores como: História, em Salvador-SA, Sociologia, em Itabuna-SA, Secretariado Escolar, em Salvador-SA.
Em sua história de vida a Irmã Aparecida se fez presente em cinco fraternidades da CONFHIC atendendo as convocações superiores. Os colégios onde atuou foram: Colégio Imaculada Conceição, Penedo/ AL onde permaneceu 10 anos; Colégio Patrocínio de São José, Aracajú/SE (2 anos); Colégio Sagrado Coração de Jesus, Estância/SE (2 anos); Colégio Nossa Senhora das Graças, Própria/SE (2 anos), Colégio Sagrado Coração de Maria, Mossoró/RN (37 anos). Em todos estes colégios a Irmã Aparecida desempenhou as funções de professora, educadora e coordenadora de formação humana das alunas internas.


No Colégio Sagrado Coração de Maria, sua residência desde 1967 assumiu várias funções na área educacional: Foi secretária geral, professora de várias gerações e Diretora durante 4 mandatos. Atualmente integra a equipe administrativa na função conselheira geral deste colégio.
Esta é uma história de vida consagrada a Deus e ao trabalho, que já se tornou um exemplo de fé, de luta, de competência, de conquistas, de respeito e de destaque em nossa cidade Mossoró e em toda CONFHIC.
Mossoró-RN, 24 de outubro de 2010.

ADENDO

José Mendes Pereira - proprietário deste blog.

Irmã Aparecida era irmã de Manoel Duarte, o homem que matou o cangaceiro Colchete e baleou Jararaca.

A irmã Aparecida foi para bem perto de Deus,  uma religiosa que muito fez pelos pobres de Mossoró, e principalmente pelos moradores da Barrinha. Fui um dos que muito ela ajudou, quando em tempos remotos, nós morávamos em propriedades da família, Dona Chiquinha, sua mãe, e ela me trouxeram para Mossoró, colocando-me na Casa de Menores Mário Negócio, uma instituição escolar.
Lá fui cuidadosamente assistido pela então diretora do estabelecimento, Ana Salem de Miranda, a dona Caboquinha, ou Cabloquinha como é chamada. E muito agradeço a estas admiráveis mulheres que me conduziram para o estudo. Cheguei a cursar faculdade, isto é, não só cursando, e sim, concluindo um curso que muitos naquela época não tiveram a mesma sorte.
Mesmo eu não tendo condições para manter os meus estudos, elas foram as principais patrocinadoras. Que Deus não deixe de estar sempre presente a elas no seu amado reino. E a Dona Caboquinha, lhe entregue muitos e muitos anos de vida.

http://tercodoshomensmaerainhamossoro.blogspot.com/
2010/10/mossoro-se-despede-de-irma-aparecida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário