Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2011

GUERRA DE CANUDOS

Por: Flávio de Barros  - 1897

Em 1897, Flávio de Barros documentou a fase final da campanha de Canudos, no interior da província da Bahia, estando presente à ofensiva final de 1 de outubro e fotografando o cadáver do beato Antonio Conselheiro...
Flávio de Barros viveu o extraordinário privilégio de documentar com uma câmera fotográfica a Guerra de Canudos. Ele é precursor de dezenas de outros fotógrafos que nos anos posteriores também registraram esta epopeia sertaneja.
Flávio chegou a Canudos em 26/09/1897, acompanhando a Divisão de Artilharia Canet...
De suas fotografias originais são conhecidas três coleções que pertencem ao Museu da República, no Rio de Janeiro (72 fotos), ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (68 fotos, que desapareceram) e a Casa de Cultura Euclides da Cunha de São José do Rio Pardo (24 fotos).
Agradecemos ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN/SR – BA), a cessão das fotos históricas que publicamos a seguir.

Incêndio em Canudos

O Combatente (lado esquerdo da tela) e Os Combatentes (lado direito).


Combatente

Combatentes
Ruínas da Igreja Velha de Santo Antônio e Ruínas da Igreja Nova
Vista Geral de Canudos
 Vista Geral de Canudos
Vista Geral de Monte Santo
Soldados e um conselheirista preso e Sepultamento do Capitão Antônio Manuel de Aguiar e Silva.
Soldados e um conselheirista preso e Sepultamento do Capitão Antônio Manuel de Aguiar e Silva.
O corpo de Antônio Conselheiro (Antonio Vicente Mendes Maciel)
Nota: Em 27/09/1997 foi emitido o selo Centenário do Fim da Guerra de Canudos, com valor facial de R$ 0,22 centavos, o selo mostra um desenho infantil de Antonio Conselheiro... Picotagem: 12 × 11½. Tiragem: 1.000.200 selos. Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê gomado. Scott: 2647. Michel: 2769. RHM: C-2045.

Nenhum comentário:

Postar um comentário