Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BANDO DE CANGACEIROS DE LAMPIÃO



No bando de Lampião, conta-se que passou mais de mil cangaceiros. No Auge de Virgulino ele tinha mais de 200 cabras vivos, mas pode haver controvérsias, pois alguns cangaceiros nunca chegaram a ver todos os homens, como é o caso de Volta Seca que afirma ter visto até 120 homens. 


Esse monte de cabras era dividido em subgrupos como o de, Zé Sereno, Ângelo Roque (Labareda), Moreno, Mariano, Moita Brava, Português, Corisco e por ai vai.

Esses subgrupos eram importantes para expandir o cangaço, pois cada subgrupo ficava em locais diferentes ou até Estados diferentes, também era essencial para não chamar tanta atenção, imagine só mais de 100 homens juntos em um só local? Se jogassem uma bomba matavam todos e fim no cangaço.

http://observatorio.virtual.74.zip.net/images/cangaceiros.jpg
Corisco e o cangaceiro Vinte e Cinco. O último ainda é vivo e mora em Alagoas

Corisco era sim do bando de Lampião e ele era o líder de um subgrupo, após alguns desentendimentos com Lampião, Corisco se separou e formou o seu próprio bando. Mas esses desentendimentos não afetaram muito a amizade dos dois. 

Após a morte de Virgulino, no dia 28 de Julho de 1938, Corisco passa a rei do cangaço riscando o sertão, só que quase dois anos depois é morto pela volante de Zé Rufino.

Fonte:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário