Seguidores

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Trovador mossoroense - 03 de Janeiro de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento

No número 2886 da rua Rio Branco, no bairro Lagoa do Mato, zona norte de Mossoró, mora o poeta e cantador Luiz de Oliveira Campos.
Antes de ser poeta foi magarefe e bodegueiro. A partir de 1964, a viola passou a ser a sua ferramenta de trabalho e a poesia a sua vida. 
Cantou em várias emissoras de rádio, de Mossoró e de vários Estados do Nordeste, atuou em diversos Festivais e Congressos de Violeiros e participou da I Caravana de Poetas ao Brasil, no ano de 1979, evento esse que tinha por finalidade divulgar a poesia popular nordestina. Com a Caravana percorreu 14 capitais, num percurso de aproximadamente dez mil quilômetros, sendo Mossoró a única cidade do interior a receber a visita da Caravana. 
É um homem simples, desprovido de orgulho e ambição, ao ponto de não saber quantas poesias já publicou nem quantas tem ainda à publicar, pois nunca se preocupou em catalogar sua obra. 
Hoje, envelhecido e doente, não faz mais cantoria. Vive dos parcos recursos que mal chegam para os gastos essenciais. Apesar das agruras da vida, não perde o bom humor. Quando lhe perguntaram quais eram os seus problemas de saúde, respondeu assim: “ Esses vômitos que eu sinto, essa falta de apetite, o povo diz que é cachaça, o médico diz que é gastrite. Agora deu a molesta, que eu não sei em quem acredite”!

Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário