Seguidores

domingo, 24 de agosto de 2014

O BRAVO CORONEL JOSÉ ALENCAR DE C. PIRES, conhecido por SINHOZINHO ALENCAR

Texto e Foto de Valdir Nogueira

Coronel JOSÉ ALENCAR DE CARVALHO PIRES era filho do Alferes José Leonel de Alencar (sobrinho de dona Bárbara de Alencar e tio do romancista José de Alencar) e de Antônia da Assunção Pires. Nasceu em 13/03/1892 na fazenda Várzea, no município de Belmonte, e faleceu em 19/03/1960, no Recife. Foi casado em primeiras núpcias com Albertina Ferraz filha de João Lopes Gomes Ferraz. Em segundas núpcias, casou-se Sinhozinho Alencar com dona Maria Côrte natural de Triunfo - PE. Deixou este belmontense, uma larga folha de bons serviços prestados à polícia pernambucana, comandando por muitos anos o 3º Batalhão. 

Ainda moço, no povoado de Bom Nome, defendeu aquele lugar da sanha do bandido Pedro Santa Fé, depois do mesmo quase ter dominado a povoação. Por este fato, foi incluído na Corporação, como soldado em 1° de outubro de 1917. 

Em 1922, foi elogiado pelo comando da Força por ter no dia 4 de julho, com algumas praças do seu destacamento, efetuado a prisão do célebre cangaceiro Manoel Fernandes, vulgo “Caboclo”. Em outubro desse mesmo ano, defendeu heroicamente a cidade de Belmonte contra o bando de LAMPIÃO e Ioiô Maroto. 


Participou das revoluções de 1930 e 1932. Em 1948, foi transferido para a reserva remunerada. Dono de extrema coragem na defesa dos seus conterrâneos, aliada a uma boa presença, fina educação e amor as artes. Assim é lembrado o coronel José Alencar de Carvalho Pires pelos seus conterrâneos e descendentes. Uma personalidade marcante da história sertaneja. 

Foi prefeito de Serra Talhada e era tratado carinhosamente por “Sinhozinho” Alencar por parentes e amigos. “Sinhozinho” impediu chacinas, ataques à vilas, fazendas e cidades localizadas no Vale do Pajeú.

Finte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário