Por Volta Seca
A literatura lampiônica fala que no dia 27/07/38 (quarta-feira), data esta, que antecedeu o massacre de Angicos, a pedido de Lampião, a cangaceira “CILA” costurava o culote para “JOSÉ” que, três dias antes, se incorporara ao bando.
JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS era um rapazote com aproximadamente 17 anos de idade na época do fato, sendo filho de Virtuosa, irmã de Lampião, que vivia no Juazeiro do Norte/CE, sob a proteção do padim Ciço.
O Jornal “ A TARDE “, em sua edição de 02 de março de 1939 ( vide, logo abaixo), nos traz importante entrevista com o personagem “ JOSÉ “, o qual narra para o repórter, a sua entrada no bando, bem como a sua prisão, que ocorreu na cidade sergipana de Canindé.
Esse famoso indivíduo, passou algum tempo preso, e, depois, desapareceu.. Sabe-se que, ainda, alguns anos depois, ele fez contato com alguns familiares (D. Mocinha) no estado de Pernambuco, e desapareceu no ôco do mundo. Não se sabe, se o mesmo, ainda hoje é vivo, pois estaria com 91 anos de idade... É mais um misterioso personagem do cangaço.
Pergunta-se: Onde andará o JOSÉ?
Fonte:
facebook
http://blogdomendesemendes.blogspt.com
Pois é caro Mendes, quem sabe se filhos ou netos de João Ferreira, não daria notícias sobre JOSÉ, sobrinho de Lampião e de João?
ResponderExcluirAntonio Oliveira - Serrinha