Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2017

A MÚSICA DO CANGAÇO GANHA O MUNDO NA VOZ DO CANGACEIRO VOLTA SECA...!!!

Por Guilherme Machado

Mulher Rendeira é uma das mais famosas canções folclóricas da música brasileira. Mas, poucas pessoas sabem que os seus versos foram compostos, em 1922, pelo próprio Lampião, famoso bandoleiro do Nordeste do Brasil, considerado o “Rei do Cangaço”. Para ajudá-lo com a música Lampião contou com o auxílio de um jovem cangaceiro do seu bando, apelidado de Volta Seca, um músico bandoleiro a quem são atribuídas outras músicas famosas, em parceria com Lampião e outros cangaceiros, tais como “Acorda Maria Bonita”, “Se eu soubesse”, e “Sabino e Lampião”.

Infelizmente, estas informações são poucas divulgadas no Brasil porque a cultura brasileira é pouco valorizada no nosso país por culpa de uma globalização forçada, veiculada pelos grandes meios de comunicação e outras mídias, e que obrigam o povo a consumir uma cultura importada!


No link abaixo podemos ver a famosa composição de Lampião e Volta Seca, na sua forma original, segundo canções gravadas num LP do próprio cangaceiro do bando, Volta Seca, e produzido pela gravadora Todamérica, em 1957, chamado “Canções de Lampião”:

Mulher Rendeira original com os versos do próprio Lampião

Esta canção tornou-se mundialmente famosa depois do consagrado filme “O Cangaceiro”, de 1953, que ganhou o prêmio especial no Festival de Cannes por sua trilha sonora, tendo sido premiado também como o melhor filme de aventura. Neste filme, a música sofreu uma adaptação especial do compositor Zé do Norte e foi interpretada pela brilhante cantora Vanja Orico, conforme podemos observar no link abaixo, numa bonita interpretação, feita em 1959 na Itália:

Vanja Orico cantando a versão de Zé do Norte para o filme "O Cangaceiro"

Depois da fama, esta música foi interpretada por vários cantores, em todo o mundo, alguns muito famosos, como Luiz Gonzaga, que foi lançado para a fama inicialmente no programa de rádio do próprio Zé do Norte. Assim, a música de Lampião e Volta Seca, ajudou a alçar para a fama os brilhantes intérpretes Vanja Orico e Luiz Gonzaga. Outra intérprete famosa, que também gravou esta canção, foi a cantora americana Joan Baez, conforme podemos ver na bonita interpretação abaixo:

Joan Baez cantando a música do cangaceiro Lampião

Mulher Rendeira tornou-se praticamente um hino do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso “Lampião”, depois que ele a apresentou pela primeira vez na cidade de Floresta, em Pernambuco, em fevereiro de 1922, juntamente com Antonio Alves dos Santos, o jovem “Volta Seca”, que na época era apenas um menino com 12 anos!

Abaixo podemos ver os versos da adaptação desta música para o filme do diretor Lima Barreto, que ganhou os prêmios no Festival de Cannes:





https://www.facebook.com/guilherme.machado.96558061?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário