Seguidores

domingo, 5 de março de 2017

DICA DE LIVRO: “OS JUDEUS FORAM NOSSOS AVÓS”- MARCOS ANTÔNIO FILGUEIRA


Dica de livro: “Os judeus foram nossos avós”- Marcos Antônio Filgueira - FONTE: http://shaareishalom.net.br/dica-de-livro-os-judeus-foram-nossos-avos-marcos-antonio-filgueira/

Livro que explora raízes judaicas no Nordeste brasileiro tem segunda edição publicada


O livro “Os judeus foram nossos avós”, do professor e genealogista Marcos Antônio Filgueira, teve sua segunda edição publicada este mês. Na obra, Filgueira percorre elementos da história marrana, relaciona à bíblia com os cristãos-novos, estuda a onomástica cristã-nova e apresenta estudos genealógicos dos descendentes dos primeiros povoadores de origem judaica no Nordeste. O lançamento ocorreu na Sinagoga Braz Palatnik, Natal-RN, ocasião em que Filgueira fez a doação de 40 exemplares à Sinagoga, através do Rav Yohanan Yedidyah.

A primeira edição, publicada em 1994, obteve repercussão entre os pesquisadores do judaísmo e descendentes de judeus do Brasil. Na revista Israel, em 1995, afirmou Hélio Daniel Cordeiro ser a obra uma “Contribuição importante para o estudo do fenômeno criptojudaico no Brasil”. Já o pesquisador Paulo Valadares, em o Boêmio, também em 95, disse: “Sem alarde, fora do eixo Rio-São Paulo, mas com virtudes que o consagraram como pesquisador: paciência, inteligência aguda e talento literário. É obrigatório como fonte de pesquisa”.


Marcos Antônio Filgueira é engenheiro agrônomo e professor aposentado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró -ESAM, atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido -UFERSA, de onde foi Vice-Reitor; membro da Academia Mossoroense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 14 cujo patrono é o seu avô Tibério César Conrado Burlamaqui. Autor de diversos livros e ensaios, a maioria de cunho histórico. A obra “Os judeus foram nossos avós” está disponível na Livraria Independência (Mossoró-RN), e em breve na Livraria Saraiva (presente em todo o território nacional).


Author: André Ranulfo

É o editor e web designer do site ShaareiShalom.net.

Também é fundador e atual presidente da Congregação Judaica Shaarei Shalom.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário