Seguidores

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A ÚLTIMA MORADA DE DONA MARIA FERREIRA DA SILVA (QUEIROZ) “DONA MOCINHA” IRMÃ DE LAMPIÃO.

 


Ontem (13/01/2016) comecei o dia preparado para colocar em prática algo que há dias estava programado e saí de casa logo cedo, saindo da Zona Sul em direção à Zona Norte de São Paulo/SP, rumo ao “Cemitério Chora Menino” que fica localizado no Bairro Imirim, local em que está sepultada a Senhora MARIA FERREIRA DA SILVA (QUEIROZ) “MOCINHA”, irmã de Lampião.

Dona Maria Ferreira da Silva (Queiroz)

Apesar de ter obtido informações através da administração do cemitério, a localização da sepultura não foi fácil, devido à posição geográfica e a aglomeração dos túmulos ali existentes.

Após certo tempo de procura deparei-me com uma sepultura simples parcialmente coberta por folhas e galhos de árvores, repleta de barro em sua superfície, e sem a devida placa de identificação, a qual após fazer uma busca pelas proximidades consegui localizar jogada entre os túmulos em meio ao mato e o barro.

Fiz uma limpeza superficial em cima da laje da sepultura com o auxílio de um dos coveiros, que me ajudou na limpeza da placa, e a colocamos na posição e no local correto, para finalmente poder realizar as fotografias.

Confesso que para mim que estudo há anos o cangaço foi duro presenciar aquela cena que sinceramente não condiz com o valor histórico que essa personagem tem para a história do cangaço e do Nordeste.

Dona Mocinha mesmo não tendo tido envolvimento direto com a história do cangaço, assim como suas demais irmãs (Virtuosa, Angélica e Anália) e irmão (João Ferreira), conheceu segredos familiares e sofreu as dores e agruras causadas por causa do envolvimento de seus irmãos (Virgulino, Antônio, Livino e Ezequiel Ferreira) com a vida cangaceira. Em vida tornou-se referência para estudiosos e pesquisadores por ter sido irmã do célebre cangaceiro Lampião.

Além de ter testemunhado e presenciado momentos difíceis da vida de sua família, teve a grande dor de perder seus pais ainda na flor da adolescência, tendo ainda que conviver durante toda a sua existência com o estigma de ser irmã do cangaceiro mais procurado e considerado inimigo público número 1 (um) do Nordeste, sofrendo preconceitos e discriminações.

Dona Mocinha residiu durante seus últimos dias de vida no bairro de Santana na Zona Norte de São Paulo, onde morava com familiares (Filhos).

Embora em seu documento de identidade conste a data de 01 de janeiro de 1906 como a de seu nascimento, conforme podemos observar na inscrição da placa (Foto), havia outro documento comprovando que ela teria nascido no ano de 1910.

Dona Mocinha faleceu no dia 10 de fevereiro de 2012 na cidade de São Paulo/SP, e era a última irmã de Lampião ainda viva.

FICA AQUI O REGISTRO PARA O CONHECIMENTO DOS MEMBROS, AMIGOS (AS) E SIMPATIZANTES DO NOSSO GRUPO.
DESCANSE EM PAZ...
LOCAL DO SEPULTAMENTO: CEMITÉRIO CHORA MENINO
BAIRRO IMIRIM (ZONA NORTE) - SÃO PAULO/SP.
QUADRA GERAL: 02
TERRENO: 51

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)
Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário