Por Epitácio de Andrade Filho
Familiares prestaram queixa na delegacia e foi instaurado inquérito. A pedido da Assembleia Legislativa do Estado, a médica Lídia Dias acompanhou os familiares e procedimentos investigatórios.
Lídia Dias Costa tem graduação em medicina(1993) pela Universidade Federal do Ceará; especialização em psiquiatria pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará(1996) e em Gestão de Serviços de Saúde pela UNICAMP/OPAS/MS(2008); mestrado em Saúde Pública(2009)pela UECE.
Damião XimenesÉ médica concursada da ESF, desde novembro de 2006. Atuou na gestão da Atenção Básica de Fortaleza, no período de 2005 a 2012.
Desde janeiro de 2013, está vinculada a Unidades Básicas de Saúde e à RAPS.
COMENDA LIDIA DIAS COSTACom apoio de Lídia, a contadora Irene Ximenes Lopes Miranda redigiu de próprio punho denúncia pública sobre o caso do irmão, que foi peticionada na comissão de justiça e direitos humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Durante a tramitação do processo, ficou comprovado que Damião morreu sob tortura, que lhe causou traumatismo craniano, o que veio a justificar a 1ª sentença condenatória do Estado brasileiro numa corte internacional. O veredicto foi proferido em agosto de 2006, há 18 anos.
Irene XimenesNo dia 18 de maio de 2017, a Câmara Municipal de Caicó, em reconhecimento à solidariedade e ao trabalho de assessoria voluntária prestada a militantes da luta antimanicomial perseguidos e processados, concedeu à destemida médica psiquiatra Lídia Dias Costa a “Comenda Santana dos Diferentes.”
Enviado pelo o autor.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário