Seguidores

domingo, 1 de setembro de 2024

O CASO DAMIÃO XIMENES E A DESTEMIDA LÍDIA

 Por Epitácio de Andrade Filho


O Caso Damião Ximenes e a Destemida Lídia – Relato da 1ª Condenação Brasileira numa Corte Internacional No dia 04 de outubro de 1999, o paciente Damião Ximenes foi encontrado morto em circunstâncias estranhas, na “Casa de Saúde Guararapes”, em Sobral, interior do Ceará.

Lídia na corte da Costa Rica (1)

Familiares prestaram queixa na delegacia e foi instaurado inquérito. A pedido da Assembleia Legislativa do Estado, a médica Lídia Dias acompanhou os familiares e procedimentos investigatórios.

Lídia Dias Costa tem graduação em medicina(1993) pela Universidade Federal do Ceará; especialização em psiquiatria pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará(1996) e em Gestão de Serviços de Saúde pela UNICAMP/OPAS/MS(2008); mestrado em Saúde Pública(2009)pela UECE.

Damião Ximenes

É médica concursada da ESF, desde novembro de 2006. Atuou na gestão da Atenção Básica de Fortaleza, no período de 2005 a 2012.

Desde janeiro de 2013, está vinculada a Unidades Básicas de Saúde e à RAPS.

COMENDA LIDIA DIAS COSTA

Com apoio de Lídia, a contadora Irene Ximenes Lopes Miranda redigiu de próprio punho denúncia pública sobre o caso do irmão, que foi peticionada na comissão de justiça e direitos humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Durante a tramitação do processo, ficou comprovado que Damião morreu sob tortura, que lhe causou traumatismo craniano, o que veio a justificar a 1ª sentença condenatória do Estado brasileiro numa corte internacional. O veredicto foi proferido em agosto de 2006, há 18 anos.

Irene Ximenes

No dia 18 de maio de 2017, a Câmara Municipal de Caicó, em reconhecimento à solidariedade e ao trabalho de assessoria voluntária prestada a militantes da luta antimanicomial perseguidos e processados, concedeu à destemida médica psiquiatra Lídia Dias Costa a “Comenda Santana dos Diferentes.”

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário